Últimas notícias:

Loading...

Bebê nasce com anticorpos contra covid-19 após mãe ser vacinada

Gestante recebeu uma dose única de vacina três semanas antes do parto

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Um recém-nascido de uma mãe que recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 durante a gravidez nasceu com anticorpos contra a doença. O caso  publicado na revista científica medRvix é o primeiro registrado no mundo.

A mãe do bebê, que é profissional de saúde e trabalha no combate ao coronavírus, foi imunizada com uma dose da vacina da Moderna quando estava na 36º semana de gestação.  Três semanas depois, a filha dela nasceu de parto normal e espontâneo.

bebê nasce com anticorpos
Crédito: X-reflexnaja/istockBebê de mãe vacinada contra covid-19 nasce com anticorpos

Pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida, que estavam acompanhando a mãe, analisaram o sangue do cordão umbilical da criança e encontraram anticorpos contra o coronavírus.

A descoberta indica que a vacinação materna com uma única dose de vacina é capaz de reduzir o risco de infecção do SARS-CoV-2 no bebê. Apesar disso, os cientistas destacam que o estudo é preliminar e que há uma necessidade urgente de pesquisas relacionadas à segurança e eficácia da vacinação contra o coronavírus durante a gravidez.

“Mais estudos serão necessários para quantificar a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes em bebês nascidos de mães que são vacinadas antes do parto”, dizem os cientistas que realizaram o estudo.

Vacinação contra a covid-19 em gestantes

As gestantes ainda não aparecem no plano de imunização da covid-19 porque não foram feitos testes em larga escala sobre segurança e eficácia das vacinas para o coronavírus ainda em grávidas. Porém, muitas dessas mulheres atuam no combate à doença e, nesses casos, a vacinação poderá ser realizada após avaliação dos riscos e benefícios em decisão compartilhada entre a mulher e seu médico.

Compartilhe: