Bebê nasce com quase 5kg e chama atenção pelas bochechas
O pequeno Carlos Gael nasceu de cesariana pesando bem mais que o esperado pelos médicos
Um bebê fofinho e bem bochechudo fez sucesso na maternidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ao nascer com quase 5kg.
No Facebook, a mãe, a esteticista Evilyn Cavalcante, postou fotos do menino e comemorou: “Nasceu nosso príncipe! 4.495kg e 48cm de pura gostosura”, escreveu ela em seu perfil. O post teve centenas de curtidas e comentários de familiares e conhecidos, que ficaram admirados com o tamanho do bebê.
Apelidado pela mãe de Fofão, o pequeno Carlos Gael surpreendeu os pais com o peso. Ao G1, a mãe disse que não esperava um bebê tão grande já que o último ultrassom, feito há 15 dias, mostrava que o menino viria ao mundo com cerca de 3,8 kg.
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
Peso de recém-nascidos
De acordo com Patricia Rezende, pediatra do grupo Prontobaby, o peso do pequeno Carlos Gael não é considerado normal. “É um bebê grande para idade gestacional”, diz ela. “Muitas vezes pode estar relacionado à diabetes materna, principalmente mal controlada. Pode ser hereditário? Sim, mas muito comumente é por diabetes materna”, explica.
Sob condições ideais, depois de passar em média 40 semanas no útero materno, os bebês costumam vir ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, de acordo com a tabela padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tamanho pode variar dois ou três centímetros para mais ou para menos nessa idade gestacional.
Quanto ao peso, o ideal esperado de um recém-nascido é variar entre 2.500g e 4.000g. De acordo com o Ministério da Saúde, o baixo peso ao nascer (menor que 2.500g) é associado a maior mortalidade e morbidade neonatal e infantil, sendo considerado o fator isolado mais influente na sobrevivência nos primeiros anos de vida.
No outro extremo, acima de 4 kg, o bebê é considerado maior que a média e pode representar maior risco de complicações no parto.
Além disso, segundo a pediatra, um bebê grande ou pequeno para a idade gestacional têm maiores índices de complicações após o nascimento, como hipoglicemia, por exemplo.
Mudança após o nascimento
Após nascer a criança perde até 10% do peso e, geralmente, recupera isso em até duas semanas. Mas mais importante do que se atentar somente à balança, a pediatra Patrícia Rezende orienta prestar atenção no recém-nascido como um todo e observar como são as mamadas, como ele tem dormido, qual a quantidade de xixi que o recém-nascido tem feito. “Essas são medidas também para percebermos se ele tá ganhando peso bem. No primeiro trimestre é normal ganhar entre 20g e 30g por dia”, explica a médica.