Bebê que nasceu de 26 semanas se recupera ao ouvir a voz da mãe
A pequena Ava Allen, da Inglaterra, nasceu 14 semanas antes do ideal. Com apenas 26 semanas de gestação, ela chegou ao mundo com uma doença rara no pulmão. Por esse motivo, a pequena foi submetida a duas operações emergenciais em seu segundo dia de vida. A equipe médica que tratou do caso estava desacreditada de sua recuperação, pois nenhum bebê tão frágil havia sobrevivido a procedimentos invasivos como esses.
Vicky, de 20 anos, mãe da criança, não sabia que estava grávida, e só quando passou mal no trabalho se deu conta da gravidez. Por conta das cirurgias, mãe e filha ficaram 15 dias sem poder se tocar, e Vicky utilizou a leitura para transmitir o seu afeto pela filha e demonstrar sua presença. O que ela não imagina era o efeito de seu gesto sobre a saúde da filha.
Ao ouvir da voz da mãe, a frequência cardíaca de Ava – que hoje está saudável e com nove meses de idade – imediatamente se estabilizava, até normalizar. O fenômeno é explicado por um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, que atesta o efeito benéfico da voz materna para a saúde e o bem-estar dos bebês.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
“Foi incrível. Eu soube imediatamente que estava gostando do livro e estava ajudando no tratamento. Então, eu passei a ler para ela todos os livros do Mr. Men and Little Miss” (série de histórias infantis do autor Roger Hargreaves), disse Vicky. Em entrevista ao jornal britânico Mirror, a mãe conta que a pequena adora o livro escolhido por ela para a leitura no hospital até hoje. “Ela começa a pular para cima e para baixo quando me vê com o Mr. Tickle nas mãos”.
Leia mais: