Beber chá muito quente aumenta a probabilidade de câncer

Ao consumir café, leite e chás deve-se ter atenção especial à temperatura das bebidas. Isso porque estudos realizados no mundo todo dizem que bebidas com temperaturas acima de 65ºC podem estar ligadas ao desenvolvimento de tumores na cavidade oral (lábios, língua, bochecha, céu da boca), faringe, esôfago e até mesmo estômago.

Novo estudo relaciona consumo de bebida quente a câncer no esôfago
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Novo estudo relaciona consumo de bebida quente a câncer no esôfago

Um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine, do American College of Physicians, reafirma isso, ligando a infusão muito quente ao câncer no esôfago, principalmente em fumantes e pessoas que consomem álcool.

De acordo com o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, o estudo analisou mais de 456 mil participantes na China (um país que toma muito chá), entre as idades de 30 e 79 anos. O questionário era on-line e com perguntas para entender os hábitos de consumo da bebida, incluindo a temperatura ambiente, quente ou extremamente quente.

A conclusão é que o dano é maior em pessoas que combinam a infusão ao uso de bebidas alcoólicas e tabaco. Não se enquadra nesse grupo? Ainda assim é aconselhado tomar cuidado com a temperatura da bebida para evitar lesões superficiais (como queimaduras) nos órgãos internos.

De acordo com o estudo, embora a bebida deva ser preparada com água fervente, o melhor é esperar esfriar um pouco antes de dar o primeiro gole.

Veja também: