Beber dois copos desta bebida por dia pode reduzir risco de AVC

De acordo com estudo, isso deve-se aos polifenóis, que podem ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial

Um estudo concluiu que beber suco de cereja pode diminuir significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco. Para isso, é necessário consumir a bebida diariamente.

Isso ocorre porque a bebida é rica em compostos vegetais saudáveis , os polifenois, que reduzem a pressão arterial e o colesterol, dessa forma, protegendo contra doenças cardiovasculares.

O estudo publicado na revista Nutrients também descobriu que aqueles que consumiam a bebida eram menos propensos à inflamação e ao estresse oxidativo que desencadeiam doenças graves.

Detalhes do estudo

Como parte do estudo, uma equipe liderada pela Universidade de Delaware, nos EUA, investigou os efeitos do suco de cereja em 34 homens e mulheres com idades entre 65 e 80 anos.

Eles consumiram 480ml do suco diariamente ou uma bebida controle durante um período de 12 semanas.

Suco de cereja é a bebida capaz de evitar AVC, segundo estudo
Créditos: to:MixMedia/istock
Suco de cereja é a bebida capaz de evitar AVC, segundo estudo

A equipe observou que o suco de cereja reduziu o “colesterol ruim” ou LDL (lipoproteína de baixa densidade) em 11%.

No final, os participantes do grupo da cereja apresentaram pressão arterial sistólica e colesterol LDL mais baixos. Além disso, também houve níveis mais baixos de certas substâncias no sangue que indicam inflamação e estresse oxidativo.

A hipertensão arterial e os níveis de colesterol são dois grandes fatores que contribuem para problemas como ataques cardíacos, derrames e doenças cardiovasculares.

O que é AVC?

AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, também conhecido popularmente como “derrame cerebral”.

O AVC ocorre quando há uma interrupção no fornecimento de sangue para uma parte do cérebro ou quando ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro.

Essas condições podem levar à falta de oxigênio e nutrientes nas células cerebrais, causando danos irreversíveis em questão de minutos.

Existem dois tipos principais de AVC:

  • AVC isquêmico: é causado por um bloqueio ou obstrução em um vaso sanguíneo que impede o fluxo de sangue para o cérebro. 
  • AVC hemorrágico: ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, levando a um sangramento dentro do tecido cerebral ou na superfície do cérebro. Isso pode ser causado por hipertensão arterial (pressão alta), aneurismas cerebrais, traumatismo craniano ou malformações arteriovenosas.