Bebida com efeito anti-inflamatório ajuda reduzir risco de câncer
Pacientes com câncer de cólon que consomem bastante café, têm um risco muito menor de retorno do câncer
O caminho para a longevidade está diretamente associado à prevenção de doenças cardíacas ou o câncer. Em meio à produção científica na busca por alternativas que garantam qualidade de vida, uma bebida anti-inflamatória popular se provou capaz de cumprir uma importante função para a manutenção da saúde.
Estudo publicado pelo Journal of Clinical Oncology mapeou os efeitos do café descafeinado, moído e instantâneo, chegando a uma descoberta surpreendente: essa popular bebida pode reduzir o risco de morte em até 27%.
Entre as evidências observadas, os especialistas concluíram que, pacientes com câncer de cólon que consomem bastante café, têm um risco muito menor de retorno do câncer que aqueles que não têm o costume de ingerir a bebida.
Como foi feito o estudo?
Para esta investigação, os pesquisadores acompanharam 953 pacientes com câncer de cólon em estágio III durante seis meses. Eles relataram a ingestão dietética de café com cafeína, café descafeinado e chá sem ervas, bem como 128 outros itens.
Além disso, os pesquisadores analisaram a influência do café, chá e cafeína na recorrência e mortalidade do câncer.
Os resultados mostraram que os benefícios começam a partir de duas a três xícaras de café por dia (risco 31% menor de recorrência ou morte), e aumentam no grupo que bebe quatro xícaras ou mais por dia (risco 52% menor de recorrência ou morte pela doença).
Os cientistas observaram que o café descafeinado, no entanto, não produziu os mesmos benefícios.
Outras bebidas que previnem o câncer
Este não é o primeiro estudo a considerar os efeitos do café para o tratamento de doenças como o câncer. Análises recentes revelam que o ato de tomar café está associado a um menor risco de outros tipos de câncer – como de mama, endométrio e próstata. A redução de risco varia entre 2% a 20% dependendo do tipo de câncer.
Além disso, seus efeitos efeitos anti-inflamatório e antioxidante que demonstraram reduzir as chances de doenças cardíacas, renais e insuficiência cardíaca.
Também já foi observado que a bebida melhora o metabolismo do açúcar, reduzindo a chance de diabetes.
Apesar dos bons resultados, os efeitos da bebida anti-inflamatória podem diferir de pessoa para pessoa, pois cada uma tem saúde e genes únicos a serem considerados.