Últimas notícias:
Loading...

Estudo aponta para bebidas que aumentam risco de câncer de intestino

A doença está cada vez mais comum entre os mais jovens

Por: Redação

Um relatório do World Cancer Research Fund (WCRF), do Reino Unido, que analisou 19 estudos que relacionavam estilo de vida com câncer colorretal – uma forma de câncer de intestino – concluiu que consumir mais de duas bebidas alcóolicas por dia aumenta o risco da doença.

Dezesseis dos 19 estudos realizados mostraram um risco aumentado de 7% da doença por 10 gramas de etanol, um componente do álcool, por dia.

Relatório conclui que bebidas alcóolicas aumentam risco de câncer de intestino
Créditos: AndreyPopov/istock
Relatório conclui que bebidas alcóolicas aumentam risco de câncer de intestino

Câncer colorretal

A doença começa no intestino grosso e se desenvolve principalmente a partir de crescimentos pré-cancerosos, chamados pólipos.

A pesquisa publicada na revista Gut descobriu que adultos, especialmente mulheres, que consomem duas ou mais bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar todos os dias estão “dobrando” o risco de câncer de intestino antes dos 50 anos.

Mas a bebida não a única vilã. O estudo também apontou para o consumo de carne vermelha, especialmente a embutida, que inclui  salsichas, bacon e presunto – como um fator de risco aumentado para a doença.

Por outro lado, comer laticínios, grãos integrais e alimentos ricos em fibras diminuiu o risco de câncer colorretal. Assim como fazer exercício e a tomar suplementos de cálcio também ajudaram a reduzir o risco, descobriu o estudo da WCRF.

Em novembro de 2022, especialistas revelaram que manter uma dieta vegetariana saudável pode reduzir o risco de câncer de intestino em um quinto entre os homens.

Sinais de alerta para o câncer de intestino

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, tem boas chances de cura quando descoberto precocemente.

Além de fazer exames rotineiramente, é importante estar atento aos sinais que o corpo envia quando algo não vai bem. Veja alguns deles:

  • Dor na região do estômago
  • Sangue nas fezes
  • Mudanças nos hábitos intestinais
  • Fraqueza e fadiga
  • Perda de peso sem causa aparente
  • Mudanças nos hábitos intestinais