Berberina: conheça a substância apontada como novo Ozempic
Apesar de natural, a berberina não é isenta de efeitos colaterais e sua interação com outros medicamentos pode ser arriscada
Uma substância química natural tem viralizado no TikTok com relatos de perda de peso. Comparada ao Ozepimc, a berberina é encontrada em várias plantas medicinas e tem sido usada na medicina tradicional chinesa e ayurvédica há séculos devido às suas propriedades.
É possível ter acesso a esse composto através de suplementos vendidos em cápsulas com pó amarelado.
O que se sabe sobre a berberina para perda de peso?
Apesar da comparação, a berberina e a semaglutida, ingrediente ativo do Ozempic, são substâncias distintas.
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
Alguns estudos limitados indicaram que ela pode desempenhar um papel na perda de peso, que é possivelmente a origem das comparações com Ozempic, mas não há dados de alta qualidade de grandes ensaios clínicos para sustentar tal comparação.
O que tem de comprovação são suas propriedades antimicrobianas contra uma variedade de bactérias, fungos, vírus e parasitas. Ela é utilizada para tratar infecções, incluindo as do trato gastrointestinal, infecções do trato urinário e infecções respiratórias.
Estudos também sugerem que a berberina pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, tornando-se potencialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2. Ela pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir a produção de glicose pelo fígado e influenciar o metabolismo da glicose nas células.
Riscos da berberina
O suplemento em si não é perigoso quando usado em doses apropriadas. No entanto, como acontece com qualquer suplemento ou medicamento, existem alguns riscos potenciais associados ao seu uso. Além disso, é importante saber que a berberina pode interagir com certos medicamentos.
A berberina e metformina, um medicamento usado para tratar diabetes tipo 2, por exemplo, pode ser uma combinação perigosa e até causar hipoglicemia.
Antes de iniciar a suplementação com berberina, recomenda-se consultar um profissional de saúde para obter orientação adequada, especialmente se você estiver tomando outros medicamentos ou tiver condições de saúde específicas.
Também vale dizer que a berberina não há estudos em mulheres grávidas ou lactantes, portanto, não se conhece sua segurança nessas situações. Por isso, recomendável é evitar o uso de berberina durante a gravidez e a amamentação.