Bexiga nervosa: saiba o que é e os sintomas
A condição pode se manifestar nos momentos mais inoportunos
A bexiga nervosa ou bexiga irritável faz com que as pessoas sintam um forte desejo de urinar, embora a bexiga esteja apenas ligeiramente cheia.
Esta vontade de urinar é muitas vezes acompanhada de cólicas no abdômen, mais raramente com dor (queimação) ao urinar. As pessoas afetadas se sentem inseguras e estão sempre de olho na disponibilidade de um banheiro por perto.
Quadro clínico da bexiga irritável
Muitas vezes, a relutância em falar sobre o problema é a causa do sofrimento que dura mais do que o necessário.
Não é incomum que as pessoas com a condição sofram dos sintomas várias vezes ao ano. Se uma bexiga irritável ocorre mais de seis vezes por ano, ela é chamada de bexiga irritável crônica.
As mulheres são afetadas com mais frequência
Diferentes condições anatômicas e hormonais contribuem para o fato de que as mulheres são muito mais propensas a serem afetadas por uma bexiga nervosa ou irritável do que os homens.
A uretra da mulher é muito mais curta que a do homem, o que favorece a entrada de germes. As flutuações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual ou as mudanças na interação dos hormônios durante e após a menopausa são outro fator que torna a condição um problema típico das mulheres.
A bexiga nervosa é um problema que pode afetar mulheres de todas as idades. Com o aumento da idade, no entanto, a probabilidade de sofrer com os sintomas aumenta.
Sintomas típicos de uma bexiga irritável
- vontade frequente de urinar sem que a bexiga esteja cheia
- apenas pequenas quantidades de urina ao urinar
- dores de cólicas no abdômen
- ardor ao urinar
- falta de sensação de alívio após a micção
- distúrbios no ciclo menstrual e na vida sexual
Quais as causas de bexiga nervosa?
Muitas vezes, a bexiga irritável não é desencadeada por uma única causa. Geralmente, várias causas simultâneas desencadeiam os sintomas. Os gatilhos mais comuns são:
- hipotermia
- fatores mentais, especialmente medo, raiva, estresse
- inflamação
- flutuações hormonais
- deficiência hormonal, especialmente deficiência de estrogênio
- pedras na bexiga