Bolsonaro com erisipela: foto mostra como está ferimento na perna
Segundo filho do presidente, a recuperação da infecção corre bem
O vereador da cidade do Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), publicou em seu canal no Telegram uma foto da perna do pai com erisipela, uma infecção que afeta as camadas superiores da pele.
“A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!”, disse o filho do presidente.
A infecção seria o motivo da reclusão do presidente no último mês, de acordo com o vice Hamilton Mourão. Jair Bolsonaro tem evitado deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, inclusive para compromissos oficiais.
- 8 doenças vasculares comuns: conheça os sintomas de cada uma
- 7 sinais de que o seu corpo está precisando de zinco
- Mpox: entenda como a doença pode causar a morte
- Problemas vasculares podem causar varizes e mais outros 5 sintomas
O que é a erisipela?
A erisipela é uma infecção cutânea que provoca feridas inflamadas vermelhas, inchaço, sensação de queimação no local afetado. Nos casos mais graves, podem surgir bolhas e manchas escuras, sinal de que há uma necrose (morte das células) na região.
É comum que a condição afete pés e pernas, mas pode surgir também nos braços, no rosto e no restante do corpo.
Na maioria das vezes, a doença é causada pela bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes, que invade o organismo a partir de cortes, micose, frieira ou até de ferimentos de picada de mosquito.
Se não tratada corretamente, a infecção pode afetar os vasos linfáticos e atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso.
Pessoas que sofrem de diabetes têm mais chances de desenvolver a erisipela. Outras condições que aumentam as chances da doença são: doenças venosas (por exemplo, eczema), gravidez, obesidade, alcoolismo, episódios anteriores de erisipela, feridas cirúrgicas e radioterapia.
Qual é o tratamento?
Em geral, é indicado o uso de compressas frias e analgésicos para aliviar o desconforto local, meias de compressão e curativos nas feridas.
Também é recomendado que as pessoas com erisipela façam repouso com as pernas elevadas.
Quando a doença tem recorrência, os médicos podem recomendar terapia antibacteriana por um período prolongado.