Brain rot: entenda o significado da expressão do ano do dicionário de Oxford
O termo fala dos impactos do consumo exagerado de conteúdos de baixa qualidade na internet
‘Brain rot’ , que pode ser traduzida como “podridão cerebral” foi eleita a expressão do ano pelo Oxford English Dictionary, o dicionário mais completo da língua inglesa. Foram 130.000 buscas por esse verbete ao longo de 2024.
O termo descreve o estado mental ou intelectual de uma pessoa após consumir muito conteúdo trivial – especialmente online.
A expressão foi usada pela primeira vez em 1854 por Henry David Thoreau, no livro “Walden”. O autor criticava a falta de valorização de ideias complexas e fazia um trocadilho com “potato-rot”, apodrecimento de batatas, chamando atenção ao perigo do apodrecimento cerebral.
- O hábito saudável que reduz o risco de demência em 40%, segundo estudo
- Você repara na hora de ir ao banheiro? Veja 9 sinais nas fezes que você não deve ignorar
- Descubra se o momento é ideal para viajar para o Chile e economizar
- Estudo descobre alimento que pode agravar as crises de psoríase
Segundo os pesquisadores de Oxford, a procura pelo termo cresceu 230% entre 2023 e 2024.
Os termos finalistas
Outras cinco palavras foram finalistas ao lado de ‘brain rot’. Foram elas: ‘lore’ (história de alguém), ‘demure’ (pessoa modesta e reservada), ‘romantasy’ (misto de romance e fantasia), ‘dynamic pricing’ (é a prática de mudar preços de acordo com a demanda) e ‘slop’ (conteúdo de mau gosto gerado por IAs).
No ano passado, “rizz”, uma abreviatura da palavra carisma, recebeu o título. A palavra significa um comportamento confiante e a capacidade de flertar com sucesso com inteligência e charme.
O concurso começou há 20 anos, com a seleção da gíria “chav”, termo que se referia à classe trabalhadora.