Brasileiros resgatados em Wuhan, na China, deixam quarentena em Goiás

Os últimos exames constataram que nenhum dos repatriados foi infectado pelo coronavírus

23/02/2020 14:10

O grupo de brasileiros resgatados em Wuhan, na China, assim como os militares envolvidos na missão deixaram neste domingo, 23, a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, após 14 dias de isolamento.

Eles foram liberado quatro dias antes do previsto, após os últimos exames constataram que ninguém foi contaminado pelo coronavírus (Covid-19). Ao todo 58 pessoas ficaram em quarentena.

De acordo com o portal G1, os brasileiros repatriados participaram de um café da manhã festivo na manhã de hoje com a presença de integrantes do governo, como ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Brasileiros na China fazem vídeo pedindo apoio para serem trazidos ao Brasil
Brasileiros na China fazem vídeo pedindo apoio para serem trazidos ao Brasil - Reprodução/YouTube

Depois, eles seguiram em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para outros estados, onde poderão encontrar com seus familiares. Veja para onde cada um deve ir:

Distrito Federal – 18 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 7 repatriados;
São Paulo – 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;
Rio de Janeiro – 11 militares;
Paraná – 5 repatriados;
Santa Catarina – 4 repatriados;
Minas Gerais – 3 repatriados;
Pará – 1 repatriada;
Maranhão – 1 repatriado;
Rio Grande do Norte – 1 repatriado;
Um repatriado continuará em Anápolis (GO).

Relembre o apelo dos brasileiros na China

Um grupo de brasileiros que moravam na China fez um apelo ao presidente Jair Bolsonaro para que fossem retirados de lá. Todos os que aparecem no vídeo publicado no YouTube eram residentes de Wuhan, epicentro do surto do coronavírus.

Na gravação, publicada no dia 2 de fevereiro, eles mandaram uma mensagem direcionada ao governo.

 

O grupo disse estar disposto a passar pelo período de quarentena fora do território brasileiro.

Epidemia controlada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a epidemia de Covid-19, infecção provocada pelo novo coronavírus, foi controlada fora da China.

A doença provoca febre e problemas respiratórios. A incubação do Covid-19 varia entre um e 14 dias. Isso significa que, durante esse período, pessoas infectadas podem não apresentar sintomas e sequer saber que carregam o vírus.