Estudo da USP revela ligação entre bruxismo e transtorno de estresse pós-traumático

Pesquisa reforça a importância da colaboração entre dentistas e psiquiatras no diagnóstico e tratamento

Apertar ou ranger os dentes durante o dia, conhecido como bruxismo de vigília, pode ser um sinal de alerta para o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), segundo um estudo publicado na revista Clinical Oral Investigations.

A pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fapesp, reforça a necessidade de um diagnóstico preciso e do trabalho conjunto entre dentistas e psiquiatras para auxiliar no tratamento dos pacientes.

Bruxismo é sintoma frequente em quem sofre de TEPT? Estudo da USP revela forte ligação entre o ranger dos dentes e o transtorno de estresse pós-traumático.
Créditos: Pexels/Enginakyurt
Bruxismo é sintoma frequente em quem sofre de TEPT? Estudo da USP revela forte ligação entre o ranger dos dentes e o transtorno de estresse pós-traumático.

O estudo, que analisou a saúde bucal de cerca de 80 pacientes com TEPT, identificou que o bruxismo de vigília era significativamente mais frequente nesse grupo do que na população em geral.

Os pacientes que participaram do estudo foram diagnosticados com TEPT no Ambulatório de Trauma do Instituto de Psiquiatria da FM-USP.

Trauma e bruxismo

O TEPT, transtorno que afeta cerca de 4% da população que vivenciou eventos traumáticos como guerras, acidentes violentos ou sequestros, pode ter diversos impactos na saúde mental e física das pessoas.

Além dos sintomas psicológicos clássicos, como flashbacks, pesadelos e ansiedade, o TEPT também pode se manifestar através de problemas físicos, como dor orofacial e bruxismo.

O bruxismo, caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes de forma involuntária, pode causar diversos problemas bucais, como desgaste dental, fraturas, dores na mandíbula e até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM).

*Com informações da revista Clinical Oral Investigations, do Portal do Governo e da Fapesp.