Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
Um maço de 20 cigarros custa a uma pessoa sete horas em média de vida
Um estudo publicado recentemente alertou que fumar é mais prejudicial do que se pensava anteriormente, já que um único cigarro reduz em aproximadamente 20 minutos a expectativa de vida.
Assim um maço de comum de 20 cigarros pode encurtar a vida de uma pessoa em quase sete horas, de acordo com os pesquisadores da University College London (UCL).
O estudo baseia-se nos dados mais recentes do British Doctors Study, que começou em 1951 como um dos primeiros grandes estudos do mundo sobre os efeitos do tabagismo, e do Million Women Study, que monitora a saúde das mulheres desde 1996.
- Oficinas gratuitas recheiam as férias no Atrium Shopping
- Ilha do Mel: 3 passeios imperdíveis para quem quer mais que praia
- Achadinhos de beleza: encontre máquinas de cabelo, makes, séruns e muito mais com até 58% OFF + cupom exclusivo
- Este sinal de alerta de câncer de intestino você não pode ignorar
Sarah Jackson, do Grupo de Pesquisa sobre Álcool e Tabaco da UCL, explicou que parar de fumar pode recuperar anos de vida. De fato, as pessoas que param de fumar notam rápidas melhorias na sua saúde.
Mortes relacionadas ao cigarro
A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que o tabagismo é responsável por até dois terços das mortes de fumantes a longo prazo e está associado a doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e doenças respiratórias crônicas.
No Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta que o tabagismo como a principal causa de morte evitável no país.
A instituição reforça que nunca é tarde para largar o cigarro, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo fumo, como o câncer ou enfisema, por exemplo. Uma boa razão é que, de acordo com o órgão de saúde, os pulmões dos fumantes já funcionam melhor em um intervalo de 12 a 24 horas após o abandono do hábito.
Como parar de fumar?
1. Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.
2. Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
3. Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
4. Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso.
5. Se der vontade de fumar, lembre-se de que essa vontade só dura cinco minutos. Para se distrair nesses cinco minutos: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório… Enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar.
6. Lembre-se que essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando. Tenha paciência.