Café: estudo encontra benefício para a sua saúde
Café reúne ativos naturais capazes de proporcionar uma série de benefícios para a sua saúde
Estudo conduzido pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) descobriu que a cafeína, os polifenois (substâncias com função antioxidante) e outros ativos naturais encontrados no café podem ajudar a reduzir a gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica em pessoas com excesso de peso e diabetes tipo 2.
Isso porque, de acordo com os especialistas, o café, quando consumido moderadamente, torna-se um importante aliado para o tratamento dos problemas causados pela doença ao fígado.
O que é a doença hepática gordurosa?
A doença se caracteriza quando o paciente não consome álcool, mas apresenta quadro de fígado gorduroso. A condição engloba doenças desde simples fígado gorduroso até hepatite e cirrose hepática e tem como principais causas diabetes, hipertensão, sobrepeso ou obesidade, níveis elevados de colesterol e hipotireoidismo.
- Estudo revela que estes utensílios de cozinha podem ser tóxicos
- Entenda a relação entre os traços de personalidade e maior risco de demência
- 5 dicas de passeios para curtir o verão em Monte Verde (MG)
- FOMO: o efeito silencioso das redes sociais que pode estar afetando você
Além disso, o estudo também mostrou que, paciente com diabetes, especialmente tipo 2, têm resistência à insulina levando a níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode desencadear doenças relacionadas ao estilo de vida como colesterol alto e hipertensão.
Todas essas doenças, têm em comum, a capacidade de provocar depósitos de gordura no fígado e, em quadros mais graves, resultar na inflamação conhecida como hepatite.
Por que o café ajuda a prevenir diabetes?
De acordo com o estudo, o café pode ajudar na prevenção dos danos causados pelos radicais livres que, em estado de estresse oxidativo, levam à inflamação ou dano hepático em pacientes com diabetes.
Além do café, o mesmo mecanismo foi observado em vegetais de folhas verdes frescas, frutas frescas e multivitaminas, que protegem nosso fígado contra diabetes ou colesterol alto.
Evidências mostram ainda que determinados componentes do café, incluindo polifenois, reduzem o estresse oxidativo no fígado e, consequentemente, diminuem o risco de fibrose, melhorando assim a homeostase da glicose.