Café pode aumentar sobrevida de pacientes com câncer de próstata

Este novo estudo incluiu dados de mais de 5.700 casos de câncer de próstata, mas há limitações, segundo os pesquisadores

20/09/2022 12:45

Para alguns homens que lutam contra o câncer de próstata, beber café pode oferecer não apenas um estímulo rápido, mas também aumentar a sobrevida. Foi o que revelou um estudo realizado pela Universidade do Texas publicado online recentemente na revista European Urology Oncology.

A pesquisa ainda está nas fases iniciais, mas já encontrou uma associação entre um genótipo que metaboliza a cafeína rapidamente e uma sobrevida mais longa ao câncer de próstata. Esse genótipo é chamado CYP1A2 AA.

Café pode aumentar sobrevida de pacientes com câncer de próstata, segundo estudo
Café pode aumentar sobrevida de pacientes com câncer de próstata, segundo estudo - andresr/istock

Este novo estudo incluiu dados de mais de 5.700 casos de câncer de próstata de sete estudos diferentes.

Os pacientes incluíram aqueles em vigilância ativa, que possuíam o câncer, mas sem se submeter a tratamento; aqueles que foram tratados para o câncer de próstata; e alguns pacientes que tinham câncer em metástase.

Foi solicitado a esses pacientes que se lembrassem de seu próprio consumo de alimentos e bebidas em períodos de tempo variados.

Os pesquisadores compararam os níveis de consumo de café, como aqueles que foram considerados de alta ingestão de duas ou mais xícaras por dia e aqueles que foram de baixa ingestão de três ou mais xícaras por semana.

A alta ingestão de café foi associada a uma maior sobrevida específica do câncer de próstata em homens que tinham o genótipo CYP1A2 AA, de acordo com os pesquisadores.

Apesar disso, os pesquisadores destacam que o estudo há algumas limitações e seriam necessárias mais investigações.