Campanha estimula cidadãos ser doadores de órgãos

Por: Keila Baraçal

Apesar de o tema ter se mantido em evidência na mídia, quase metade das famílias de potenciais doadores de órgãos ainda nega a doação por desconhecerem a vontade do doador. A campanha Eu Assumi, criada e idealizada pela LOV para a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) usa a força das mídias digitais para estimular futuros doadores a compartilhar a decisão com membros da família e amigos, deixando registrada essa posição no perfil do Facebook.

Getty Images
Crédito: Getty ImagesDoação de órgãos: família precisa ser consciente sobre desejo de doador

A ação conta com a atriz Luana Piovani como protagonista da campanha.“Eu optei por ser doadora de órgãos porque, pra mim, essa questão é muito simples. Se eu não vou precisar mais, por que não ajudar alguém que precisa? É uma opção de vida e eu me sinto lisonjeada de ser uma porta-voz dessa ideia”, explica ela.

Na campanha, a atriz também mostra aos internautas como se declarar doador no perfil do Facebook. Ela própria já se declarou na rede social e seguirá ativando sua própria timeline em busca de mais pessoas que se unam a essa causa.

Para o presidente da ABTO, Dr. Lucio Pacheco, é preciso aproveitar o alcance da internet para esclarecer e divulgar o tema. “Há anos estimulamos o debate familiar sobre a doação de órgãos. Quem se declara doador na rede social e menciona os familiares demonstra o desejo de salvar vidas”. 

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …