Últimas notícias:
Loading...

Câncer colorretal: o que explica o aumento da doença entre jovens?

Os sinais do câncer colorretal são semelhantes aos sintomas de outras condições menos graves

O câncer colorretal ou de intestino atinge cerca de 50 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério de Saúde – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
O câncer colorretal ou de intestino atinge cerca de 50 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério de Saúde – iStock/Getty Images

Em todo o mundo, o número de pessoas com menos de 55 anos que apresenta diagnóstico de câncer colorretal tem aumentado significativamente, de acordo com pesquisas sobre o tema.

Diante desse cenário, equipes de pesquisadores internacionais realizaram uma variedade de estudos para tentar encontrar a causa do aumento do número de casos de câncer colorretal entre pessoas com menos de 55 anos.

É sabido que uma dieta pobre em nutrientes e um estilo de vida sedentário são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal. Agora, no entanto, é possível determinar outros fatores de risco inerentes à doença, como por exemplo o uso excessivo de antibióticos.

Para especialistas envolvidos em um estudo sobre o tema o Reino Unido, a conexão entre o uso dos antibióticos e o câncer colorretal não é uma coincidência. A equivocada prescrição de antibióticos para infecções por vírus, para as quais eles não funcionam, está impactando no aumento de casos da doença vertiginosamente.

Segundo Cynthia L. Sears, oncologista e professora de medicina da Universidade Johns Hopkins, o fato de os casos se reproduzirem ao redor do mundo, com diferentes populações, os fazem pensar que isso faz sentido.

“O uso de antibióticos é muito comum. É importante dizer que não é todo mundo que usa que vai ter câncer. Entretanto, enquanto inestimável na medicina, antibióticos deveriam ser usados apropriadamente e apenas quando necessário”, explica Cynthia.

Câncer colorretal: quais são os sintomas?

Os sinais desse tumor são semelhantes aos sintomas de outras condições menos graves, os sintomas comuns do câncer de cólon incluem:

sangue nas fezes
mudanças persistentes nos hábitos intestinais
dor abdominal
estômago inchado
perda de peso inexplicável
vômito

É importante estar atento a estes sinais para consultar rapidamente um médico.