Câncer de bexiga: o que provoca a doença e como prevenir
Dor ao urinar e sangue na urina são sinais de alerta para a doença
O câncer de bexiga é um dos tipos mais comuns de câncer no mundo, afetando homens e mulheres de todas as idades. Embora não haja uma causa única para o câncer de bexiga, acredita-se que vários fatores possam aumentar o risco de desenvolvê-lo.
Os sintomas da doença incluem:
- sangue na urina;
- dor durante o ato de urinar;
- necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir fazê-lo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Fatores de risco para o câncer de bexiga
Tabagismo: fumar é um dos principais fatores de risco para o câncer de bexiga, pois o cigarro contém várias substâncias químicas tóxicas que podem danificar o revestimento da bexiga. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 50% dos casos de câncer de bexiga estão relacionados ao tabagismo.
Exposição a produtos químicos: a exposição ocupacional a produtos químicos como arsênico, produtos químicos de borracha, tintas, solventes e derivados do petróleo podem aumentar o risco de câncer de bexiga. É importante seguir as medidas de segurança no local de trabalho e usar equipamentos de proteção adequados.
Infecções do trato urinário: infecções crônicas do trato urinário, especialmente aquelas causadas pela bactéria Escherichia coli, podem aumentar o risco de câncer de bexiga. É importante tratar rapidamente as infecções urinárias e seguir as medidas preventivas para evitar infecções futuras.
Histórico familiar: pessoas com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de bexiga têm um risco aumentado de desenvolver a doença. É importante informar o seu médico se você tem um histórico familiar de câncer de bexiga.
Medidas preventivas para o câncer de bexiga
Pare de fumar: essa é a melhor maneira de reduzir o risco de câncer de bexiga.
Beba água suficiente: isso ajuda a manter a bexiga saudável, pois dilui a urina e reduz a exposição a substâncias químicas tóxicas. A quantidade recomendada de ingestão de água varia de acordo com a idade, sexo e atividade física, mas geralmente é de cerca de 2 a 3 litros por dia.
Coma uma dieta saudável: alimentação equilibrada pode ajudar a reduzir o risco de câncer de bexiga. Inclua frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras em sua dieta diária e evite alimentos processados e ricos em gordura saturada.