Câncer de intestino: 5 formas de prevenir a doença no dia a dia

Câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que inclui o cólon e o reto. Saiba como evitá-lo.

Câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que inclui o cólon e o reto – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que inclui o cólon e o reto – iStock/Getty Images

Apesar do aumento de casos nos últimos anos, o câncer de intestino ou colorretal é uma doença que pode ser prevenida, uma vez que, na maioria dos diagnósticos, o tumor se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. Por isso, quando o pólipo é retirado evita-se que ele se transforme em câncer.

Não por acaso, o exame preventivo é recomendado para a população geral a partir dos 45 anos. Alerta-se, no entanto, que em casos de histórico familiar deve-se iniciar o rastreamento mais cedo.

Confira abaixo outras formas de prevenção, que você pode adotar no seu dia a dia:

1. Exercícios regulares

Uma pessoa que não é fisicamente ativa pode ter uma chance maior de desenvolver câncer colorretal. Por outro lado, manter-se ativo pode ajudar a reduzir esse risco. A recomendação do INCA é fazer atividade física na maioria dos dias da semana.

2. Manutenção de um peso saudável

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de ter câncer de intestino. Comer de forma mais saudável e aumentar sua atividade física pode ajudá-lo a controlar seu peso.

3. Alimentação rica em vegetais, frutas e grãos integrais

De acordo com a American Cancer Society, dietas que incluem muitos vegetais, frutas e grãos integrais têm sido associadas a uma diminuição do risco de câncer de intestino.

Por outro lado, a ingestão de carne vermelha (boi, porco ou cordeiro) e carnes processadas (salsicha, presunto e mortadela) está relacionada a um risco maior da doença.

A recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana.

4. Não fume

Fumar é uma causa bem conhecida do câncer de pulmão, mas também está associada a outros tipos de câncer, incluindo o colorretal.

5. Evite o álcool

O consumo de bebidas alcóolicas também é um conhecido fator de risco para a doença.

Câncer de intestino: sinais para se atentar

Pesquisas sobre o tema também indicam que observar o seu corpo e ficar alerta aos sinais é uma importante forma de prevenção ao agravamento da doença.

  • Sangue nas fezes
  • Hábitos fecais alterados, como fezes finas como lápis; Mudança de constipação para diarreia e vice-versa
  • Palidez, cansaço constante, exaustão, queda no desempenho, perda de peso
  • Endurecimento palpável no abdômen e/ou linfonodos aumentados
  • Dor abdominal que dura mais de uma semana
  • Ruídos intestinais altos, estrondo, flatulência forte e persistente
  • Vontade frequente de defecar
  • Apesar desses conhecidos sintomas, quando a doença está no início, não é comum a ocorrência deles, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.