Câncer de intestino: Harvard revela alimento que protege contra a doença
Pesquisa de Harvard aponta um alimento que pode ajudar a proteger contra o câncer de intestino; saiba como ele age no organismo
O iogurte é conhecido por ser um aliado da saúde intestinal, ajudando no equilíbrio da flora, na digestão e até na saciedade.

Agora, pesquisadores de Harvard e do Mass General Brigham descobriram que o consumo frequente desse alimento pode estar associado a um menor risco de desenvolver câncer de intestino.
Como o iogurte pode proteger contra a doença?
De acordo com o estudo, publicado na revista científica Gut Microbes, a proteção ocorre por meio de mudanças no microbioma intestinal.
- Festa da torcida do Botafogo ganha prêmio internacional de fotografia
- Estes 3 hábitos são mais saudáveis do que qualquer remédio, revela Nobel de Química
- Teria coragem? Coreia do Sul tem montanha-russa para caminhar; veja fotos
- A melhor fruta para combater a gordura no fígado não é tão fácil de encontrar, mas vale a pena
Os pesquisadores analisaram dados de grandes estudos que acompanharam participantes por décadas e perceberam que aqueles que consumiam duas ou mais porções de iogurte por semana tinham uma taxa menor de câncer colorretal positivo para Bifidobacterium.
Essa espécie de bactéria, presente no iogurte, foi encontrada nos tumores de aproximadamente 30% dos pacientes com câncer colorretal.
Os pesquisadores notaram que a presença do Bifidobacterium estava ligada a um tipo específico da doença, e o consumo de iogurte pareceu reduzir o risco desses tumores. O câncer de cólon proximal Bifidobacterium-positivo ocorre no lado direito do cólon.
Alerta dos estudiosos
Os pesquisadores ressaltam que, apesar das evidências promissoras, mais estudos são necessários para confirmar essa relação.
Apesar disso, Tomotaka Ugai, coautor sênior do estudo, reforça a importância da descoberta: “Há muito tempo acredita-se que iogurte e outros produtos lácteos fermentados são benéficos para a saúde gastrointestinal. (…) Nossas novas descobertas sugerem que esse efeito protetor pode ser específico para tumores Bifidobacterium-positivos.”
O estudo acrescenta mais um elemento à crescente evidência de que a dieta tem um papel fundamental na saúde intestinal e no risco de doenças graves, como o câncer colorretal.
Embora o consumo de iogurte possa ser um fator positivo para a saúde intestinal, os especialistas destacam que ele deve fazer parte de um estilo de vida equilibrado, que inclua uma alimentação saudável, prática de exercícios e acompanhamento médico regular.