Câncer de laringe pode provocar este sintoma no ouvido
É importante estar ciente desses sinais e sintomas e procurar atendimento médico se houver preocupações
O câncer de laringe é uma condição grave que afeta as cordas vocais e outras estruturas da laringe. Embora os sintomas mais comuns estejam relacionados à garganta, há casos em que a doença pode provocar sintomas menos óbvios, como dor de ouvido.
O que explica a relação entre câncer de laringe e ouvido?
A relação entre o câncer de laringe e a dor de ouvido está relacionada à proximidade anatômica entre a laringe e o ouvido.
A região da laringe está próxima ao ouvido médio, e qualquer crescimento anormal ou inflamação na laringe pode exercer pressão sobre os nervos e estruturas vizinhas, incluindo os nervos que inervam o ouvido médio.
Essa pressão pode causar dor referida no ouvido, mesmo que o câncer não esteja diretamente afetando o ouvido em si.
Além disso, o câncer de laringe também pode se espalhar para outras áreas próximas, como os gânglios linfáticos do pescoço, os quais têm conexões linfáticas com o ouvido médio.
Essa disseminação do câncer para os gânglios linfáticos pode causar dor e desconforto no ouvido, além de outros sintomas, como inchaço no pescoço e dificuldade para movimentar a mandíbula.
Outros problemas que podem causar dor no ouvido
É importante ressaltar que a dor de ouvido não é um sintoma específico do câncer de laringe e pode estar associada a uma variedade de outras condições, como infecções do ouvido médio, problemas dentários, inflamações nas vias respiratórias superiores e até mesmo problemas de articulação temporomandibular (ATM).
No entanto, se uma pessoa apresentar dor persistente no ouvido, especialmente quando acompanhada de outros sintomas é importante procurar atendimento médico para uma avaliação.
Outros sintomas de câncer de laringe
- voz rouca por mais de três semanas
- caroço/inchaço no pescoço
- tosse duradoura
- falta de ar
- dor/dificuldade ao engolir
- ruído agudo de chiado ao respirar
- dificuldade para respirar, em casos mais graves
- mau hálito
- cansaço extremo
- perda de peso não intencional
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de laringe acomete principalmente homens, depois dos 70 anos, e é o terceiro tumor mais prevalente na região da cabeça e pescoço, excluindo os tumores de pele não melanoma.