Câncer de pulmão: os sintomas da doença enfrentada por Rita Lee
A doença geralmente começa de forma silenciosa e pode ser descoberta durante check-ups, como foi o caso da cantora
Rita Lee morreu nesta terça-feira, 9, aos 75 anos de idade. A cantora foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão em março de 2021, mas estava em remissão, ou seja com os sintomas reduzidos ou ausentes.
A artista descobriu que tinha um tumor no pulmão esquerdo ao fazer check up no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O câncer de pulmão primário leva esse nome porque é onde ele se originou, ou seja das células dos pulmões. Já os secundários se referem a tumores de outros locais que se espalharam para os pulmões (metástases). Os pulmões, devido à sua grande circulação, podem receber metástases de tumores de diversos órgãos.
A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente).
O tabagismo é o principal fator de risco, sendo responsável por 90% dos casos.
Outros fatores que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer são: a exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão.
Sinais e sintomas
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença, na maioria das vezes, começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sintomas até que se dissemina. Porém, em em estágios mais avançados, a pessoa pode apresentar os seguintes sinais:
- tosse
- tosse com expectoração mucosa
- tosse com expectoração com sangue
- dor no peito
- rouquidão
- perda de apetite
- perda de peso inexplicada
- falta de ar
- fadiga
- infecções de repetição
Como é o diagnóstico?
Raio-X do tórax, complementado por tomografia computadorizada são os exames iniciais para investigar uma suspeita de câncer de pulmão.
Esses exames são bem importantes, especialmente em pacientes assintomáticos sob risco de câncer de pulmão ou com sintomas precoces sugestivos , como emagrecimento, tosse persistente, padrão de tosse diferente do habitual.
Quando algo suspeito é identificado, os médicos recorrem à broncoscopia (endoscopia respiratória). Nesse procedimento, uma amostra de tecido do pulmão é coletada e examinada em laboratório para determinar se o câncer está presente e, em caso afirmativo, que tipo de câncer é.