Câncer: sinal na boca que não desaparece pode indicar doença
Entenda por que alguns sinais na boca podem indicar possibilidade de câncer
A boca e a língua podem indicar sinais de alerta para problemas de saúde como o câncer, alertam especialistas. Isso porque manchas brancas nas gengivas, no interior das bochechas, no fundo da boca e, às vezes, na língua podem indicar câncer bucal.
Conhecida como leucoplasia, essa condição é causada pela exposição crônica a substâncias irritantes, como o fumo e bebidas alcoólicas. Vale ressaltar, no entanto, que a maioria dessas manchas são benignas, mas precisam ser examinadas porque há risco de evoluírem para câncer.
Quando consultar um médico?
- Curso gratuito de Libras abre 1,5 mil vagas em SP; veja como se inscrever
- Riscos do jejum intermitente: estudo alerta sobre quem não deve fazer
- Estes hábitos diários ajudam a reduzir o risco de demência, diz estudo
- Polifenóis: os compostos que contribuem para a saúde do coração, do cérebro e da pressão arterial
Segundo especialistas da Mayo Clinic, pode ser necessário procurar um profissional de saúde se tiver algum dos seguintes sintomas:
- placas brancas ou feridas na boca que não cicatrizam sozinhas em duas semanas
- caroços ou manchas brancas, vermelhas ou escuras na boca
- alterações persistentes nos tecidos da sua boca
- dor de ouvido ao engolir
O que é o câncer de boca?
Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
Esse é o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Além disso, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, onde observa-se dificuldade de mastigar e de engolir, dificuldade na fala e dificuldade para movimentar a língua.