Candidíase em homens: manchas, inchaço e outros sinas visíveis

É preciso se atentar aos sinais e procurar um médico urologista para confirmar o diagnóstico

06/10/2021 12:17

Embora mais comum no órgão sexual feminino, a candidíase genital também pode afetar a saúde íntima dos homens. Pouco se fala sobre os sinais e poucas pessoas sabem que são visíveis.

A candidíase masculina corresponde ao crescimento excessivo de fungos do gênero Candida no pênis, podendo afetar a glande e o prepúcio, causando inflamação.

Assim como nas mulheres, o fungo Candida está naturalmente presente na região genital, porém, quando há alguma alteração no sistema imune, pode ocorrer o crescimento excessivo.

O problema é recorrente em pacientes com diabetes, AIDS, HPV e lúpus, doenças que tornam o sistema imune mais fraco. Quimioterapia, diabetes mellitus e tratamento com antibióticos também são fatores predispõem a ocorrência.

Candidíase no pênis provoca sinais visíveis, além de coceira
Candidíase no pênis provoca sinais visíveis, além de coceira - Vladdeep/istock

Sinais da candidíase masculina

De acordo com a American Urological Association, entre os sinais de candidíase no pênis, estão machas vermelhas, inchaço, pústulas (bolinhas com pus) e erupção cutânea.

Além desses sinais visíveis, pode haver desconforto urinário, ardência e coceira, principalmente na glande ou na extremidade do pênis.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da candidíase no pênis é feito pelo urologista, a partir da observação dos sinais e sintomas.

Geralmente, o problema é tratado com medicamentos antifúngicos, que podem ser pomadas ou comprimidos. Além disso, o paciente deve manter a região limpa e sempre seca.

Durante o tratamento, pode ser necessário aterações na dieta, como adotar uma alimentação pobre em açúcar. Isso ajuda o organismo a combater mais facilmente os fungos.

Como evitar

Assim como nas mulheres, a baixa imunidade e a má higienização do órgão genital são fatores que contribuem para a infecção.

Além disso, o calor e a umidade também favorecem o problema. Por isso, o ideal é evitar roupas apertadas e ficar por muito tempo com sunga molhada.

É importante saber que a candidíase não acomete somente os órgãos sexuais. Veja no link abaixo outras regiões que podem ser atingidas.