Caneta inovadora que detecta câncer é testada no Brasil e promete diagnóstico em segundos

Dispositivo MasSpec Pen System pode transformar cirurgias oncológicas, permitindo identificar tumores de pulmão e tireoide em tempo real

23/09/2025 10:33

O Brasil é o primeiro país fora dos Estados Unidos a testar a MasSpec Pen System, uma tecnologia desenvolvida pela startup MS Pen Technologies, fundada pela brasileira Lívia Eberlin. O estudo, conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, vai envolver 60 voluntários com tumores de pulmão e tireoide ao longo de 24 meses.

Durante o procedimento cirúrgico, a ponta da caneta é encostada no tecido suspeito, liberando uma gota de água estéril que coleta moléculas da superfície. Essas moléculas são analisadas imediatamente por um espectrômetro de massas, e, com ajuda de inteligência artificial, o sistema compara o perfil molecular da amostra a um banco de dados, indicando se as células são cancerígenas.

Diagnóstico em tempo real melhora decisões cirúrgicas

Atualmente, a confirmação de um câncer depende de uma biópsia, cujo resultado pode levar dias. Com a MasSpec Pen, os médicos terão uma resposta instantânea, o que ajuda a definir com mais precisão quais áreas precisam ser removidas e quais tecidos podem ser preservados. Isso significa cirurgias mais direcionadas, menor risco de complicações e melhor recuperação para os pacientes.

Caneta inovadora que detecta câncer é testada no Brasil
Caneta inovadora que detecta câncer é testada no Brasil - Vivian Abagiu/Universidade do Texas em Austin

Segundo o Einstein, o estudo também vai avaliar se a tecnologia pode identificar biomarcadores imunológicos, ampliando as possibilidades de personalização do tratamento oncológico. Os resultados da caneta serão comparados ao exame anatomopatológico, considerado padrão-ouro no diagnóstico de tumores.

A expectativa é que, após os resultados do estudo, a tecnologia possa ser incorporada de forma ampla ao centro cirúrgico, beneficiando pacientes de diferentes tipos de câncer e ajudando a salvar vidas.