Cápsula de óleos naturais diminui a fome e pode ser alternativa para cirurgia no combate contra a obesidade
Uma pílula foi desenvolvida por cientistas britânicos para ser usada como alternativa para o bypass gástrico no controle da obesidade.
A cápsula, embalada com uma mistura de óleos naturais, foi projetada para “enganar” o estômago e saciar o apetite.
O medicamento tem sido testado em laboratório por mais de dois anos por uma equipe de pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres (QMUL), em um projeto co-financiado pelo Bowel & Cancer Research.
- Cirurgia bariátrica pode acabar com o diabetes de pacientes obesos
- Novo remédio injetável para obesidade pode reduzir quase 20% do peso
- Sesc realiza ação de combate a fome. Doações podem ser entregues em unidades no ABC
- MIT desenvolve pílula que ajuda no emagrecimento
Agora, a equipe ganhou financiamento para testar a cápsula em voluntários humanos.
A “pílula de gordura” funciona através do envio de suplementos alimentares especiais diretamente para o intestino grosso, ignorando o intestino delgado.
Isso faz com que a liberação de hormônios que suprimem o apetite liberem insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.
‘Ela engana o cérebro em pensar que o estômago está cheio e funciona mesmo com pessoas com maior apetite”, afirma o pesquisador Ashley Blackshaw, professor de neurociência da QMUL.
“Ele deve ter o mesmo efeito que a cirurgia de bypass gástrico. A diferença é que a cirurgia é cara, invasiva e irreversível ‘, ressaltou.
De acordo com Blackshaw, a ingestão da pílula é semelhante a engolir uma cápsula de óleo de peixe. Os membros da equipe estão tão confiantes nos resultados que esperam que o tratamento esteja disponível nos próximos cinco anos.