Casa da Mama auxilia mulheres com doenças mamárias
É sabido que o câncer da mama pode ser curado quando detectado precocemente. Para auxiliar neste processo, desde 2013, estão em funcionamento as novas instalações da Casa de Mama – o ambulatório da Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, ligado ao Hospital São Paulo.
O local – que não recebe agendamento direto, apenas encaminhamento de consultas vindas das unidades básicas de Saúde (UBS) – tem em um único espaço todas as etapas necessárias para o diagnóstico da paciente.
“Este é o nosso diferencial: dispomos de todos os exames necessários para o diagnóstico no mesmo dia em que a paciente passa por consulta, como a mamografia, a ultrassonografia e as punções-biópsias. Além disto, o atendimento é multiprofissional e envolve, além do atendimento médico, o de enfermagem, psicológico e fisioterápico”, explica dr. Afonso Nazário, professor e chefe da Disciplina de Mastologia da EPM/Unifesp.
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
O ambulatório conta com uma equipe de médicos especialistas e atende cerca de 80 mulheres por dia. Possui ainda cerca de 300m², divididos em duas unidades: “Clínica”, onde ficam os consultórios, e “Diagnóstica”, onde ficam os equipamentos de última geração, como o mamógrafo digital, a ultrassonografia, a mesa de estereotaxia para biópsias por mamografia e o laboratório de citopatologia.
Vale lembrar que não existe data para que a mulher tire dúvidas sobre questões mamárias. Havendo necessidade, a paciente deve procurar um profissional especializado.