Casca de jabuticaba: os benefícios surpreendentes revelados em estudo
A casca de jabuticaba acabou sendo a protagonista de um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas; veja as descobertas
Embora muitas vezes descartada por seu sabor amargo, a casca da jabuticaba pode ser uma poderosa aliada no combate à obesidade e à síndrome metabólica, como aponta um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A pesquisa, publicada na revista Nutrition Research, revelou que o consumo diário de 15 gramas da casca da fruta, durante cinco semanas, melhorou os níveis de glicose no sangue e reduziu a inflamação em pessoas com obesidade e síndrome metabólica.
Quais são os benefícios da casca de jabuticaba?
Regula os níveis de glicose
Os compostos fenólicos, em especial as antocianinas, são os principais responsáveis pelos benefícios da casca da jabuticaba. Esses compostos, além de conferir a coloração arroxeada característica da fruta, têm um papel crucial no metabolismo da glicose.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- Chá preto: saiba como reduzir o colesterol ruim no organismo naturalmente
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Quando consumidos, eles estimulam a liberação de GLP-1 pelas células intestinais, o que desencadeia a produção de insulina no pâncreas.
Então, essa insulina facilita o transporte da glicose para dentro das células musculares, onde é utilizada como energia e promove a redução nos níveis de açúcar no sangue, principalmente depois das refeições. Isso pode contribuir para o controle de condições como diabetes tipo 2 e obesidade.
Efeitos anti-inflamatórios da casca
A casca da jabuticaba também demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios. Isso porque pessoas com obesidade frequentemente apresentam inflamações crônicas de baixo grau.
A pesquisa mostrou que o consumo da casca da jabuticaba ajudou a reduzir esses marcadores inflamatórios, o que diminuiu os riscos associados à síndrome metabólica.
A síndrome metabólica, um conjunto de condições que inclui obesidade abdominal, pressão alta, glicemia elevada e níveis anormais de colesterol, aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Como consumir casca de jabuticaba no dia a dia?
Segundo especialmente, existem suplementos e extratos de casca de jabuticaba disponíveis no mercado. Eles podem ser uma alternativa para quem deseja ter esses benefícios sem enfrentar o sabor amargo.
Além disso, esses produtos mantêm as propriedades da casca, ótimos para incluir em dietas focadas no controle de peso, da glicemia e da inflamação.
Porém, vale lembrar que a casca da jabuticaba sozinha não é uma solução milagrosa. O consumo da fruta deve ser aliado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de exercícios físicos.