Casos de sarampo aumentam 300% no mundo, alerta OMS

Doença avança mesmo em países com alta cobertura vacinal

Vacinação é a única forma de prevenção
Créditos: South_agency/istock
Vacinação é a única forma de prevenção

Os casos de sarampo no mundo quadruplicaram nos primeiros três meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento foi de quase  300% em escala global, em 2019, seguindo uma tendência dos últimos dois anos.

Entre os países que registram surto atualmente estão República Democrática do Congo, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Madagascar, Mianmar, Filipinas, Sudão, Tailândia e Ucrânia – causando várias mortes, principalmente entre crianças pequenas.

A África é, segundo a OMS, a região mais afetada, onde houve um crescimento de 700% dos casos, seguida por Europa (+300%), Mediterrâneo Oriental (+100%), Américas (+60%) e a região do Sudeste Asiático/Pacífico Ocidental (+40%).

Nos últimos meses, foram registrados picos em países com alta cobertura vacinal, incluindo os Estados Unidos, Israel e Tailândia. A explicação, segundo a OMS, é que a doença se espalhou rapidamente entre grupos de pessoas não vacinadas.

Sarampo mata

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas do mundo. As complicações podem causar danos cerebrais, cegueira e levar à morte. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O vírus causador da doença é facilmente transmitido de um indivíduo para o outro pela fala, pela tosse e por espirro. A doença é quase totalmente evitável por meio de duas doses de vacina para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Até os 29 anos, o indivíduo deverá ter duas doses. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade.

Fique atento à sua carteirinha de vacinação
Créditos: divulgação/Ministério da Saúde
Fique atento à sua carteirinha de vacinação

Febre alta, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo estão entre os principais sinais e sintomas do sarampo. Saiba mais sobre a doença: