Casos de sarampo aumentam 300% no mundo, alerta OMS

Doença avança mesmo em países com alta cobertura vacinal

Por: Redação | Comunicar erro
mãe com uma criança com manchas de sarampo no corpo
Crédito: South_agency/istockVacinação é a única forma de prevenção

Os casos de sarampo no mundo quadruplicaram nos primeiros três meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento foi de quase  300% em escala global, em 2019, seguindo uma tendência dos últimos dois anos.

Entre os países que registram surto atualmente estão República Democrática do Congo, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Madagascar, Mianmar, Filipinas, Sudão, Tailândia e Ucrânia – causando várias mortes, principalmente entre crianças pequenas.

A África é, segundo a OMS, a região mais afetada, onde houve um crescimento de 700% dos casos, seguida por Europa (+300%), Mediterrâneo Oriental (+100%), Américas (+60%) e a região do Sudeste Asiático/Pacífico Ocidental (+40%).

Nos últimos meses, foram registrados picos em países com alta cobertura vacinal, incluindo os Estados Unidos, Israel e Tailândia. A explicação, segundo a OMS, é que a doença se espalhou rapidamente entre grupos de pessoas não vacinadas.

Sarampo mata

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas do mundo. As complicações podem causar danos cerebrais, cegueira e levar à morte. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O vírus causador da doença é facilmente transmitido de um indivíduo para o outro pela fala, pela tosse e por espirro. A doença é quase totalmente evitável por meio de duas doses de vacina para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Até os 29 anos, o indivíduo deverá ter duas doses. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade.

lista com toda relação de vacinas disponíveis
Crédito: divulgação/Ministério da SaúdeFique atento à sua carteirinha de vacinação

Febre alta, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo estão entre os principais sinais e sintomas do sarampo. Saiba mais sobre a doença:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …