'Idade das trevas': diz especialista sobre a volta do sarampo

Informar

Sarampo: quais os sintomas e como se prevenir

Brasil tem novos registros da doença considerada altamente contagiosa

Por: Redação | Comunicar erro
sintomas do sarampo
Crédito: iStock/lolostockQuais os sintomas do sarampo?

O país enfrenta atualmente dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. No entanto, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. Até o dia 17 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, 2.529 permanecem em investigação e 147 foram descartados. O estado de Roraima confirmou 216 casos da doença, 160 continuam em investigação e 38 foram descartados.

O vírus, conhecido por ser o mais contagioso micro-organismo causador de doença, é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções, carregadas pelo ar. Portanto, basta um espirro ou um beijo para que ele seja propagado.

Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Já outras sofrem com manchas no corpo, conjuntivite e febre. A única forma de prevenção é a vacina, tanto em adultos quanto em crianças, o maior grupo de risco, que, ao contaminar a doença, pode chegar a óbito.

Hoje, tanto a tríplice viral quanto a tetravalente (contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) estão disponíveis na rede pública e privada. Para se proteger, basta ir ao posto de saúde mais próximo e solicitar a vacina.

Abaixo, confira os principais sintomas do sarampo:

  • Dor muscular
  • Dor de garganta
  • Cansaço
  • Febre acima de 38º
  • Manchas vermelhas na pele
  • Pontinhos brancos dentro das bochechas
  • Vermelhidão nos olhos
  • Tosse seca

Ao notar os sintomas, é importante consultar um clínico geral ou pediatra, no caso das crianças, para confirmar o diagnóstico, que pode ser feito apenas com avaliação clínica ou através de exames laboratoriais.

O vírus do sarampo é facilmente transmitido por tosse ou espirros, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para cobrir a boca.

Esquema vacinal contra o sarampo

criança sendo vacinada
Crédito: Marcelo Camargo/Agência BrasilVacina é a única forma de prevenção

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (Tríplice Viral) e outra (a Tetra Viral) aos 15 meses de idade.

Para adolescentes e adultos até 49 anos:

Até os 29 anos – duas doses, podendo ser da Tríplice ou Tetra Viral

Dos 30 aos 49 anos – dose única, podendo ser da Tríplice ou Tetra Viral

Quem já tomou duas doses durante a vida, da Tríplice ou da Tetra, não precisa mais receber a vacina.

Este ano, a campanha de vacinação contra o sarampo termina no dia 31 de agosto. O público-alvo desta estratégia são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

A meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral).

Confira as vacinas que são  disponibilizadas pela rede pública de saúde durante todo ano gratuitamente:

lista com toda relação de vacinas disponíveis
Crédito: divulgação/Ministério da SaúdeFique atento à sua carteirinha de vacinação

‘Idade das trevas’: diz especialista sobre a volta do sarampo

Compartilhe: