Catraca Livre: 3 chás acessíveis reduzem o açúcar no sangue
Veja alguns chás poderosos que ajudam no controle do açúcar no sangue, um cuidado essencial para quem tem diabetes
A inclusão de chás medicinais pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como, por exemplo, uma ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Considerando a expressiva parcela da população brasileira que sofre de diabetes, essa descoberta tem grande relevância, pois uma das principais características da doença é a má absorção de glicose pelo organismo.
Outros benefícios relatados em estudos recentes incluem a redução do estresse oxidativo e inflamações, além de melhorar a resistência à insulina. Vale ressaltar, porém, que os chás devem atuar em conjunto com o tratamento tradicional da doença, e não como um substituto.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Chás efetivos no controle do açúcar no sangue
Os chás com proeminentes propriedades hipoglicemiantes, isto é, que promovem a redução do açúcar no sangue, são o chá preto, o chá de camomila e o chá de canela.
Abaixo, saiba mais sobre cada chá, além disso, veja como consumir e preparar as bebidas.
1) Chá preto
Segundo uma análise publicada na revista Antioxidants, em 2019, o consumo de chá preto está associado a um risco reduzido de diabetes e de suas complicações.
Os compostos presentes no chá melhoram a resistência à insulina e reduzem o estresse oxidativo e inflamações, podendo servir como base para o desenvolvimento de novos medicamentos para controle do diabetes.
Para um controle efetivo do açúcar no sangue, é recomendado o consumo de variedades como chá preto, chá oolong e chá verde.
2) Chá de camomila
Uma análise publicada na Complementary Therapies Medicine revelou que o chá de camomila, da família Asteraceae, poderia reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 60%.
Os estudos analisaram os efeitos da camomila em marcadores metabólicos e complicações do diabetes em animais e seres humanos.
Resultados indicam reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue e mais resistência à insulina. Isso entre os pacientes que consumiram três xícaras diárias de chá de camomila em comparação com o grupo placebo.
3) Chá de canela
Estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com cientistas de outras instituições, indicam que a canela, quando ingerida diariamente, pode servir como uma terapia complementar eficaz no controle do diabetes tipo 2.
A pesquisa, divulgada no Journal of the American College of Nutrition, relatou uma redução no índice de hemoglobina glicada e glicemia em jejum em pacientes que consumiram 3 gramas de canela em pó diariamente por três meses.
Assim, o chá de canela pode ser mais um importante aliado na batalha contra a diabetes, contribuindo para a disponibilidade de insulina no sangue.
Antes de adicionar os chás na sua dieta, a Catraca Livre reforça: não se esqueça de consultar um médico para evitar qualquer efeito adverso.