Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação?

Enquanto a discussão sobre o aborto ainda anda a passos de tartaruga no Brasil (com alguns retrocessos acontecendo no Congresso Nacional), existem na internet alguns conhecimentos populares sobre como fazer a menstruação descer ou estimular um aborto natural. O chá de canela é um deles.

Oficialmente, não existe nenhum estudo médico que comprove que o chá de canela é abortivo. O que se sabe é que a canela é uma especiaria muito estimulante. Como um termogênico, ele é conhecido por aumentar a circulação e a temperatura do corpo e estimular a queima de gordura – além de também causar contrações musculares, inclusive no útero.

Por conta dessas contrações, diz-se que o chá de canela estimula a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação, já que não ocorreu fecundação, e, por consequência, uma gravidez. Ou seja, tomar o chá de canela seria uma maneira de estimular o corpo a menstruar e/ou interromper uma gestação.

Isso tudo, porém, ainda não passa de uma teoria. Tomar o chá de canela em pau seria um truque para fazer a menstruação também vir antes do esperado, com maior intensidade e uma duração menor (e uma opção para quem planeja viajar para a praia ou algum encontro especial próximo daqueles dias). Mesmo assim, esse “adiantamento” não funciona para qualquer momento do ciclo: diz-se que a menstruação desce apenas um ou dois dias antes do esperado.

Para que funcione, o conhecimento popular diz que não é válido tomar só uma xícara de chá de canela. O consumo tem que ser muito alto para que ele tenha qualquer tipo de efeito real sobre o copo, ainda sob o risco de causar indigestão ou problemas relacionados à pressão.

Afinal, grávidas podem ou não tomar chá de canela?

Continue lendo aqui: Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação

Compartilhe:

1 / 8
1
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
2
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
3
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
4
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
5
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
6
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
7
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
8
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …