Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação?

Enquanto a discussão sobre o aborto ainda anda a passos de tartaruga no Brasil (com alguns retrocessos acontecendo no Congresso Nacional), existem na internet alguns conhecimentos populares sobre como fazer a menstruação descer ou estimular um aborto natural. O chá de canela é um deles.

Oficialmente, não existe nenhum estudo médico que comprove que o chá de canela é abortivo. O que se sabe é que a canela é uma especiaria muito estimulante. Como um termogênico, ele é conhecido por aumentar a circulação e a temperatura do corpo e estimular a queima de gordura – além de também causar contrações musculares, inclusive no útero.

Por conta dessas contrações, diz-se que o chá de canela estimula a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação, já que não ocorreu fecundação, e, por consequência, uma gravidez. Ou seja, tomar o chá de canela seria uma maneira de estimular o corpo a menstruar e/ou interromper uma gestação.

Isso tudo, porém, ainda não passa de uma teoria. Tomar o chá de canela em pau seria um truque para fazer a menstruação também vir antes do esperado, com maior intensidade e uma duração menor (e uma opção para quem planeja viajar para a praia ou algum encontro especial próximo daqueles dias). Mesmo assim, esse “adiantamento” não funciona para qualquer momento do ciclo: diz-se que a menstruação desce apenas um ou dois dias antes do esperado.

Para que funcione, o conhecimento popular diz que não é válido tomar só uma xícara de chá de canela. O consumo tem que ser muito alto para que ele tenha qualquer tipo de efeito real sobre o copo, ainda sob o risco de causar indigestão ou problemas relacionados à pressão.

Afinal, grávidas podem ou não tomar chá de canela?

Continue lendo aqui: Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …