Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação?

Por: Superela Comunicar erro

Enquanto a discussão sobre o aborto ainda anda a passos de tartaruga no Brasil (com alguns retrocessos acontecendo no Congresso Nacional), existem na internet alguns conhecimentos populares sobre como fazer a menstruação descer ou estimular um aborto natural. O chá de canela é um deles.

Oficialmente, não existe nenhum estudo médico que comprove que o chá de canela é abortivo. O que se sabe é que a canela é uma especiaria muito estimulante. Como um termogênico, ele é conhecido por aumentar a circulação e a temperatura do corpo e estimular a queima de gordura – além de também causar contrações musculares, inclusive no útero.

Por conta dessas contrações, diz-se que o chá de canela estimula a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação, já que não ocorreu fecundação, e, por consequência, uma gravidez. Ou seja, tomar o chá de canela seria uma maneira de estimular o corpo a menstruar e/ou interromper uma gestação.

Isso tudo, porém, ainda não passa de uma teoria. Tomar o chá de canela em pau seria um truque para fazer a menstruação também vir antes do esperado, com maior intensidade e uma duração menor (e uma opção para quem planeja viajar para a praia ou algum encontro especial próximo daqueles dias). Mesmo assim, esse “adiantamento” não funciona para qualquer momento do ciclo: diz-se que a menstruação desce apenas um ou dois dias antes do esperado.

Para que funcione, o conhecimento popular diz que não é válido tomar só uma xícara de chá de canela. O consumo tem que ser muito alto para que ele tenha qualquer tipo de efeito real sobre o copo, ainda sob o risco de causar indigestão ou problemas relacionados à pressão.

Afinal, grávidas podem ou não tomar chá de canela?

Continue lendo aqui: Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …