Catuaba é afrodisíaca, mas não a alcoólica. Aprenda a consumir
Muito se fala sobre o poder que a catuaba teria para melhorar o desempenho sexual e segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara , esse não seria o único benefício.
Existem muitas plantas que popularmente são denominadas como ‘catuaba’, as mais populares são as raízes de Anemopaegma arvense (Bignoniaceae) típica dos estados com cerrado e as cascas do caule de Trichilia catigua (Meliaceae), que é uma árvore pequena comum na mata atlântica, conforme explica Clarissa em matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
O consumo adequado dessas raízes pode trazer benefícios antioxidantes, atua nos neurônios promovendo diminuição na receptação de neurotransmissores, particularmente serotonina e dopamina, atuando como um antidepressivo e estimulante físico.
Já na questão do desempenho sexual, estudos em animais observaram que a planta provoca a vasodilatação no corpo cavernoso peniano, promovendo maior fluxo sanguíneo ao corpo cavernoso e o prolongamento do tempo de ereção.
Porém, a planta ficou bastante famosa devido a bebidas alcoólicas que levam seu nome. Segundo a nutricionista – além dos problemas do consumo excessivo de álcool – é preciso muito cuidado ao ingerir essa mistura.“Elas apresentam uma quantidade mínima da planta e tem outras substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde. Os flaconetes estimulantes também devem ser evitados pelo mesmo motivo. Pessoas que já fazem o uso de vasodilatadores, pacientes com problemas cardíacos, hipertensos e quem tem hemofilia deve conversar com o médico antes de ingerir a catuaba. Ela também não é orientada para quem utiliza antidepressivos sintéticos à base de fluoxetina e derivados”, explica.
Segundo a nutricionista a melhor forma de ingerir a raiz seria em forma de chá, ela também dá dicas de preparo que você pode ver aqui.