Centro de Saúde do Homem é referência no atendimento especializado
O câncer de próstata é hoje, o tumor mais diagnosticado em homens. Com o objetivo de ajudar nesse processo, desde 2008, foi criado o Centro de Referência de Saúde do Homem – em funcionamento nas dependências do Hospital de Transplantes do Estado, próximo à Avenida Paulista – que, além do tumor, promove a prevenção das principais doenças que afetam a população masculina.
O Centro- que não realiza agendamento direto para o paciente, apenas possível a partir de uma consulta pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e Ambulatórios Médicos de Especialidades – é referência para o tratamento de tumores de próstata, rins e bexiga, além de tratar cálculos renais, hiperplasia prostática benigna, disfunção erétil, doença de peyronie e incontinência urinária.
“Nosso Centro incentiva que os cuidados básicos com a saúde devem ser promovidos desde cedo. O homem precisa manter cuidados mínimos realizando check-ups de forma periódica, pelo menos uma vez ao ano”, explica o urologista e Claudio Murta, coordenador do centro.
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Câncer de próstata: os sinais fáceis de ignorar sobre os quais todos os homens devem se estar cientes
- Três alimentos que comprovadamente previnem o câncer
- 7 exames de rotina que a maioria dos adultos deveria fazer (o segundo quase ninguém faz)
Com mais de 3 mil consultas e 310 cirurgias mensais, o local realiza um trabalho com homens das mais variadas idades. Em média, são atendidos pacientes de 30 anos das mais diversas regiões do Brasil.
“É importante ressaltar que após os 40 anos, a doença mais prevalente nos homens é o câncer de próstata, acompanhado de outra doenças nos rins e bexiga. Para preveni-los, é necessário se submeter a exames constantes”, reforça o médico.