Cepa mais perigosa de mpox já circula fora da África
Novo subtipo do vírus parece se espalhar mais facilmente e é mais letal
A Suécia confirmou seu primeiro caso da variante mais contagiosa da mpox, uma infecção viral que se espalha por contato próximo, marcando a primeira vez que ela foi encontrada fora da África.
De acordo com autoridades de saúde suecas, a pessoa, que está em tratamento, foi infectada com o subtipo clado 1 enquanto estava em uma parte do continente africano onde houve um surto da doença.
A cepa, que parece ser mais contagiosa e letal, fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência global de saúde pública, após um surto que se iniciou na República Democrática do Congo.
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
- Entenda o vírus Marburg, doença com potencial pandêmico que preocupa
- Marburg: vírus com 88% de letalidade já causou a morte de 8 pessoas
Quão perigosa é a nova cepa de mpox?
Existem duas cepas principais de mpox, clado 1 e clado 2.
A cepa do clado 2 é endêmica da África Ocidental e alimentou o surto de mpox em 2022. No entanto, os casos do clado 2 são geralmente menos graves.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, 99,9% das pessoas que contraem a cepa sobrevivem.
No entanto, a nova cepa, clade 1, é endêmica da África Central e provou ser mais virulenta e mortal do que a cepa do clade 2. Alguns surtos anteriores mataram até 10% dos infectados.
De acordo com a OMS, a grande maioria dos casos atuais está na República Democrática do Congo, onde mais de 14.000 casos — e 524 mortes — foram relatados até agora neste ano.
No entanto, surtos foram relatados em 15 países até agora.
Como essa nova cepa se espalha?
Ambas as cepas se espalham por meio de contato próximo com uma pessoa ou animal infectado ou contato com materiais contaminados.
O contato pele a pele com erupções cutâneas é uma das formas comuns de contaminação. Também pode ocorrer através do beijo ou sexo, bem como através de materiais contaminados como lençóis, roupas e agulhas.
Outra forma de transmissão é a partir do contato com animais infectados: caçando, capturando ou cozinhando-os, tocando em roedores doentes ou sendo mordido ou arranhado.
Em 2022, a versão do clado 2 que se espalhou globalmente, chamada de clado 2b, foi transmitida principalmente por meio do contato sexual.
Na República Democrática do Congo, recentemente, o clado 1b também tem se espalhado por meio do contato sexual.
Há evidências iniciais de que o clado 1b tem certas propriedades que permitem que ele se espalhe mais facilmente de pessoa para pessoa.
Quais os sintomas de mpox?
Após a exposição, pode levar vários dias a algumas semanas antes que você desenvolva sintomas. Os sinais de mpox incluem:
- Febre
- Erupções na pele
- Gânglios linfáticos inchados
- Calafrios
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Fadiga
Enquanto algumas pessoas apresentam sintomas menos graves, outras podem desenvolver doenças mais sérias e precisar de cuidados em uma unidade de saúde.
A erupção cutânea, que pode durar de 2 a 4 semanas, parece com bolhas ou feridas. De acordo com a OMS, essa erupção pode afetar o rosto, as palmas das mãos, as solas dos pés, a virilha, as regiões genital e/ou anal.