Chá que ajuda a aliviar ansiedade e cólicas, além de baixar pressão alta
Conheça os benefícios da planta com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, eficaz contra ansiedade, insônia e dores
Originária do Brasil, a árvore de mulungu é amplamente conhecida pelas suas propriedades medicinais únicas.
Além de conter vitamina C, ferro e cálcio, que são potentes antioxidantes, a planta possui substâncias como a eritravina, hipaporfina e eritrina.
O mulungu pode ser usado como um chá calmante, explorando suas inúmeras vantagens para a saúde, desde aliviar o estresse mental e muscular até melhorar a qualidade do sono.
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
- Federal de Rondônia abre 2,6 mil vagas em 64 cursos gratuitos
- 3 lugares para viajar sozinha e dicas preciosas para a melhor experiência
- Três sintomas comportamentais que indicam depressão
O que é mulungu?
O mulungu (nome científico Erythrina mulungu) é uma árvore nativa do Brasil, particularmente comum nas regiões nordeste e sul da Mata Atlântica.
Além de seu uso medicinal, a árvore acaba apreciada por sua beleza estética, sendo amplamente utilizada em paisagismo.
A planta pertence à família Fabaceae, que inclui várias outras espécies, e se destaca por suas flores vibrantes que variam em cor do vermelho ao lilás-claro.
Benefícios do chá de mulungu
O chá alivia a ansiedade e reduz o estresse
O mulungu é conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes, sendo eficaz no alívio da ansiedade e do estresse mental.
Combate a insônia
Uma das principais vantagens do consumo do chá de mulungu é seu efeito sedativo, que auxilia na promoção do sono de qualidade, sendo particularmente útil para indivíduos que sofrem de insônia.
Então, para aqueles buscando uma melhor noite de sono, o chá de mulungu – consumido de 40 minutos a uma hora antes de deitar – pode ajudar.
Reduz pressão arterial
Além de seus efeitos calmantes, estudos científicos apontam para o potencial da planta em reduzir a pressão arterial, possuindo um papel hipotensor. Assim, os benefícios do chá de mulungu se estendem para o campo cardiovascular.
Alivia cólicas menstruais
O consumo da planta também pode ser benéfico para aliviar cólicas menstruais, dores musculares e reumáticas.
Afinal, como preparar e consumir o chá?
Para aproveitar os benefícios do mulungu, o chá geralmente é preparado a partir da casca da árvore. Suas sementes tóxicas não servem para consumo.
O modo de preparo do chá de mulungu é simples:
- Leve uma panela ao fogo com 200ml de água;
- Acrescente uma colher de chá (5 g) de casca de mulungu;
- Deixe ferver por 10 minutos;
- Abafe (deixe em infusão) por mais cinco minutos;
- Em seguida, basta coar o líquido em uma xícara;
- Agora é só consumir quando amornar.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a dose recomendada acaba sendo uma xícara do chá, consumida duas a três vezes ao dia. Além disso, o consumo não deve passar de três dias consecutivos.
Contraindicações e cuidados
Apesar de seus benefícios, o chá possui algumas contraindicações. Não deve ser consumido por pessoas que já apresentam baixa pressão arterial, mulheres grávidas ou amamentando, indivíduos com insuficiência cardíaca e arritmia, e, por fim, crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
Além disso, pessoas que tomam medicações para ansiedade ou antidepressivos também devem evitar o chá. Inclusive, a recomendação é sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá.