Chá de graviola: conheça 5 doenças combatidas pela fruta

Chá da folha da fruta é ajuda na prevenção de doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes

26/06/2023 05:00

chá

Você já ouviu falar dos benefícios proporcionados pela Annona muricata ? Possivelmente, sim, já que esse é o nome científico de uma fruta bastante popular entre os brasileiros: a graviola.

Fruto originário de regiões tropicais das Américas Central e do Sul, a graviola é conhecida pela casca verde-escura, textura espinhosa, polpa branca, macia e com um sabor doce e levemente ácido.

Conhecida por diversas propriedades nutricionais, a graviola é rica em vitamina C e B, potássio, magnésio e fibras. Contém ainda compostos bioativos, como acetogeninas, aliada indispensável por alguns dos seus benefícios para a saúde.

Usada de várias formas, o chá da folha da fruta é uma boa opção para ajudar na prevenção a algumas doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Conheça um pouco mais sobre os poderes da graviola:

Combate diabetes

As folhas da graviola reúnem compostos fitoquímicos, conhecidos como taninos, flavonoides e triterpenoides. Juntos, eles desempenham um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue e inibem a atividade de uma enzima associada ao metabolismo de carboidratos.

Não por acaso, o consumo regular do chá da fruta contribui para a manutenção dos níveis de glicose no sangue e é um excelente aliado para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Evita câncer

As folhas da graviola também possuem compostos antioxidantes e citotóxicos, que são importantes aliados na eliminação de radicais livres do organismo, evitando danos celulares associados ao surgimento do câncer.

Além disso, a graviola possui propriedades que inibem o crescimento de células malignas, importante no combate a diferentes tipos de câncer, como de cólon, mama, próstata e pâncreas. A utilização da fruta, no entanto, não anula a importância de procedimentos médicos indicados para o tratamento da doença.

Elimina parasitas

Eficaz contra parasitas que causam doenças como amebíase, malária e tripanossomíase graças à ação de compostos isolados das folhas e semente da fruta.

Enfrenta vírus e bactérias

Folhas de graviola contêm compostos como flavonoides, esteroides e alcaloides que possuem propriedades antibacterianas e, por isso, agem com eficácia contra microrganismos como Staphylococcus aureus e Escherichia coli, potencializando os efeitos dos antibióticos e promovendo uma eliminação mais eficaz dos microrganismos.

Além disso, o extrato da folha também inibe a propagação de alguns vírus.

Controla a pressão arterial

Alcaloides, como a coreximina, anomurina e reticulina, além de óleos essenciais que possuem propriedades hipotensivas, presentes no extrato das folhas de graviola, bloqueiam canais iônicos de cálcio, permitindo que os vasos sanguíneos relaxem e se dilatem, auxiliando o controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão.