China identifica novo distúrbio que causa perda da visão repentina em crianças
De acordo com pesquisadores, casos surgiram após febre relacionada a resfriado
Oito crianças na China desenvolveram perda de visão bilateral súbita e grave. Todos os casos ocorreram após os pacientes apresentarem febre associada a resfriados. Pesquisadores relacionaram os casos a um novo tipo de disfunção da retina.
No estudo, publicado no JAMA Ophthalmology, os pesquisadores examinaram essas crianças encaminhadas para serviços de retina pediátrica na China. Os pacientes não tinham histórico prévio de deficiência visual e foram submetidos a avaliações oftalmológicas e sistêmicas completas. Os critérios de exclusão incluíram doença retiniana hereditária, uveíte e síndromes de pontos brancos.
De acordo com os pesquisadores, em média, 16,1 dias após o início da febre, os pacientes apresentaram sintomas iniciais, incluindo perda repentina da visão, constrição do campo visual.
- Esta dieta é capaz de reativar o metabolismo, indica especialista
- Cumuruxatiba, o refúgio no sul da Bahia ideal para o feriadão
- Senac-RS abre 4,7 mil vagas para cursos técnicos gratuitos
- Quer ir pro Nordeste? Veja o que há de melhor em cada época do ano
Os pacientes receberam vários tratamentos imunossupressores, incluindo corticosteroides, imunoglobulina intravenosa e metotrexato.

“Apesar do comprometimento inicial grave, a maioria dos pacientes obteve recuperação substancial da visão central, com muitos atingindo acuidade visual de 20/40 ou melhor”, escreveram os pesquisadores. “Essas descobertas sugerem que esta pode ser uma doença distinta e pouco reconhecida, que propomos chamar de disfunção retiniana externa hiperaguda.”
Os autores propõem similaridades com encefalite autoimune, sugerindo um possível mecanismo mediado por anticorpos. No entanto, eles destacam a necessidade de mais pesquisas para entender melhor o que está pro trás da condição.