China confirma primeira infecção humana de gripe aviária H3N8
Autoridade de saúde chinesa anunciou que um menino de quatro anos foi diagnosticado com vírus após desenvolver vários sintomas, incluindo febre
A China confirmou o primeiro caso de gripe aviária H3N8 em humano. De acordo com a Comissão Nacional de Saúde chinesa (NHC), o vírus foi identificado em um menino de quatro anos que vive na província central de Henan depois de ser hospitalizado no início do mês com febre e outros sintomas.
A família da criança criava galinhas em casa e vivia em uma área habitada por patos selvagens, Segundo a NHC.
Ainda de acordo com comunicado, o menino tinha contato direto com esses animais. Nenhuma pessoa próxima testou positivo para o vírus.
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
A comissão informou que uma avaliação inicial determinou que a variante ainda não tinha a habilidade de infectar efetivamente os seres humanos, e que o risco de uma epidemia em grande escala era baixo.
H3N8
O vírus H3N8 é uma variante da gripe aviária e foi identificado pela primeira vez em 2002 em aves aquáticas nos Estados Unidos. Também já foi detectado em cavalos, cães e focas, mas até então, nunca tinha sido identificado em humanos.
Casos de gripe aviária em granjas na China acontecem esporadicamente e são um desafio para autoridades sanitárias do país.
Além de muitas cepas do vírus circularem por lá, a situação de criação dessas aves para consumo propiciam mutações constantes do vírus, que expõem principalmente as pessoas que trabalham nesses locais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou para a gravidade da situação e para a necessidade de uma vigilância geográfica mais ampla nas áreas afetadas da China.