Cidade aplica por engano vacina contra pólio em vez de covid
O caso está sendo investigado e a funcionaria que cometeu o erro foi afastada até que a apuração seja concluída
O município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, aplicou por engano vacina contra a poliomielite em pessoas que se vacinariam contra a covid-19. O erro cometido por uma servidora prejudicou 44 moradores, segundo a prefeitura. O caso aconteceu na última terça-feira, 17.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que servidora interrompeu as aplicações assim que notou o equívoco e comunicou ao setor responsável. Um processo administrativo será instaurado para apurar o caso, e a funcionaria foi afastada até que a apuração seja concluída.
Segundo o município, as equipes responsáveis pela imunização já entraram em contato com todas as pessoas que tomaram a dose da vacina contra a poliomielite, com idades entre 21 e 44 anos, e foi feito o reagendamento para daqui a 15 dias, tanto para quem estava agendado para a primeira dose quanto para a segunda.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A prefeitura também afirmou que o fato isolado não prejudica o andamento da vacinação no município, que está na faixa de idade a partir de 21 anos.
A vacina contra a poliomielite é aplicada em crianças e não há necessidade de aplicação em adultos, somente em casos de deslocamento para países com o surto da doença.