Ciência descobre efeito inesperado de refrigerante em homens
Os testes foram realizados em mais de 100 camundongos durante um período de 15 dias
Um estudo feito por pesquisadores chineses com o objetivo determinar o impacto que os refrigerantes têm na fertilidade descobriu um efeito colateral que pode prejudicar os homens.
Os pesquisadores se basearam em testes em animais para realizar o estudo. Ao observar camundongos machos, eles perceberam que esse tipo de bebida gaseificada pode aumentar os níveis de testosterona, levando a um amento no tamanho dos testículos.
A pesquisa, publicada na revista Acta Endocrinol, testou os efeitos das bebidas gaseificadas em mais de 100 camundongos por 15 dias.
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
- 3 chás com ingredientes acessíveis para reduzir o nível de açúcar no sangue
- A solução contra a gordura visceral pode estar nesta fruta
Os animais foram divididos em grupos, sendo alguns mantidos em gaiolas com Coca-Cola e outros com Pepsi, variando em diferentes concentrações.
Um grupo de camundongos, do grupo de controle, recebeu apenas água pura. A pesquisa constatou que a massa dos testículos nos grupos que consumiram Coca-Cola e altas concentrações de Pepsi era significativamente maior em comparação ao grupo de controle.
Além disso, os camundongos que receberam Coca-Cola pura e Pepsi também apresentaram níveis mais altos de hormônio masculino em relação ao grupo de controle. Os pesquisadores concluíram que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos.
No entanto, os efeitos a longo prazo dessas bebidas na massa testicular e na produção de testosterona ainda não estão claros e requerem estudos adicionais para uma compreensão mais abrangente.
Efeitos negativos dos refrigerantes
Além desses, mais efeitos negativos têm ligação com essas bebidas gaseificadas. Especialistas ressaltam que o consumo excessivo dessas bebidas pode acarretar em um maior risco de diversas doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes e câncer.
Estudos anteriores também indicam um impacto negativo na fertilidade feminina. Em experimentos realizados com camundongos, constatou-se que o consumo de refrigerantes resulta na redução do tamanho dos ovários.