Clonazepam tem lote recolhido por falha de eficácia: veja orientações para pacientes
Laboratório Teuto anunciou o recolhimento de um lote do genérico do Rivotril após constatar falta de efeito terapêutico. Pacientes devem interromper o uso
O laboratório Teuto informou que o lote 3591454 do clonazepam 2,5 mg/ml (solução oral, frasco de 20 ml) está sendo retirado do mercado. A decisão foi motivada pela ausência do efeito esperado, comprometendo a eficácia terapêutica do medicamento.
Segundo a farmacêutica, os usuários desse lote podem estar sem tratamento adequado, já que o medicamento não cumpre a função prevista. Por isso, a orientação é interromper o uso imediatamente e procurar o local de compra para realizar a substituição.
O Teuto disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 6218 001 e pelo e-mail [email protected] para esclarecer dúvidas.

Falta de Rivotril nas farmácias
Além do recolhimento do genérico, o Rivotril em gotas (2,5 mg/mL) e o comprimido sublingual (0,25 mg) estão em falta no país. A farmacêutica Blanver, responsável pelo registro no Brasil, informou que:
-
O abastecimento da versão em gotas deve ser normalizado ainda em 2025.
-
O comprimido sublingual só deve voltar no primeiro semestre de 2026.
Já a versão de Rivotril 2 mg com 30 comprimidos continua disponível.
Orientação da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que existem outros registros de clonazepam no Brasil, e que os pacientes devem conversar com seus médicos para avaliar alternativas de tratamento diante da falta ou recolhimento do medicamento.