Mulher descobre que coceira insistente no olho era câncer raro
Durante exame, médico identificou lesões malignas pigmentadas na pálpebra no interior da paciente
Uma coceira insistente no olho fez uma mulher chinesa descobrir um câncer raro. Ela foi diagnosticada com melanoma ocular, um tipo grave de câncer de pele, depois de passar duas semanas com o incômodo. O caso foi relatado no periódico científico New England Journal of Medicine.
Ela inicialmente acreditava que tinha algo preso no olho, e ficou chocada ao saber que, na verdade, tratava-se de uma pequena lesão maligna crescendo no interior de sua pálpebra.
O câncer era raro, já que as lesões malignas pigmentadas raramente crescem no interior da pálpebra.
Os médicos encontraram a “lesão pigmentada” realizando uma eversão da pálpebra – em que a aba da pálpebra de uma pessoa é puxada para cima enquanto ela olha para baixo, expondo o que está escondido.
Uma biópsia posterior confirmou que a lesão era cancerígena.
A equipe médica que atendeu a paciente optou por um tratamento com pembrolizumab, um medicamento de anticorpos usado para tratar melanomas e outros tipos de câncer.
O câncer foi diagnosticado em agosto de 2021, que foi quando o tratamento começou. Após uma semana, descobriu-se que a lesão não havia se expandido.
Câncer ocular
Câncer de pele refere-se ao crescimento anormal de células na pele – muitas vezes desencadeado pela exposição aos raios ultravioleta do sol. Em termos de sintomas, a maioria das pessoas associa o câncer de pele ao desenvolvimento de pintas no corpo – no entanto, alguns desses sinais se desenvolvem nas pálpebras e nos olhos.
Conheça alguns dos principais sinais de melanoma ocular:
- Visão embaçada ou perda de visão
- Manchas, flashes de luz, ou rabiscos flutuando no campo de visão
- Saliência lisa, perolada, cerosa, firme e vermelha
- Lesão semelhante a uma cicatriz cor de carne
- Queda de cílios