Colesterol alto: 4 erros cometidos ao tentar reduzir nível de gordura

Erros comuns têm efeito contrário para quem busca reduzir o colesterol alto

Cortar todas as gorduras da dieta é um erro muito comum, que provoca efeito contrário na redução do colesterol alto – iStock/Getty mages
Créditos: Getty Images
Cortar todas as gorduras da dieta é um erro muito comum, que provoca efeito contrário na redução do colesterol alto – iStock/Getty mages

Muitos fatores são responsáveis por favorecer a alta do colesterol, seja por meio de hábitos da rotina como má alimentação, sedentarismo ou predisposição genética.

Por isso não é incomum que uma pessoa se esforce para diminuir o nível do colesterol e ele continue alto no resultado de exames periódicos.

Erros que não reduzem o colesterol alto:

Aqui estão as prováveis explicações de por que seu colesterol não diminui apesar de você tentar:

  • Continua fumando e bebendo

Fumar e beber em excesso contribuem para o nível de colesterol, pois alteram a maneira como essa gordura é regulada no corpo. Portanto, se sua missão é reduzir o LDL, precisa dar um basta nesses hábitos ruins.

  • Não toma os medicamentos regularmente

Para pessoas com esse problema, os médicos prescrevem estatinas. É necessário tomar esse medicamento regularmente. A dosagem do medicamento também desempenha um papel importante no controle do colesterol. Por isso, é aconselhável fazer exames de sangue regularmente e consultar um médico para que a ajustar a dosagem adequada.

  • Você cortou completamente a gordura da dieta

Todo o objetivo por trás do controle do colesterol é limitar o LDL (tipo ruim) e promover o HDL (tipo bom). Cortar todas as gorduras da dieta é um erro muito comum.

O fato é que se deve cortar as gorduras trans, como a gordura presente nos produtos de panificação. As gorduras presentes no azeite, nozes e amêndoas devem ser consumidas regularmente, pois promovem o HDL e fornecem ao corpo diferentes tipos de nutrientes.

  • Você toma medicamentos que interferem no efeito das estatinas

Os medicamentos interagem uns com os outros e isso pode ser um grande problema para quem toma diferentes tipos de remédios diariamente para diferentes condições.

Por exemplo, medicamentos como esteroides e retinoides inibem a função das estatinas. Por isso, é importante informar ao médico sobre suas medicações habituais.