Colesterol alto: a silenciosa ameaça que afeta 40% dos brasileiros
Entenda os perigos ocultos desse problema e reconheça os sintomas sutis nos pés
Inúmeros brasileiros vivem com uma condição de saúde potencialmente perigosa segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o colesterol alto, que atinge cerca de 40% da população.
Colesterol alto: a silenciosa ameaça que afeta 40% dos brasileiros
Considerada uma doença silenciosa e frequentemente resultante de uma alimentação inadequada, a doença é caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura no sangue e pode levar a complicações graves como o infarto, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma de aorta abdominal e a doença arterial periférica.
É comum que a condição não apresente sinais nos primeiros estágios. Mas, conforme avança, começa a revelar sintomas sutis, que, em alguns casos, podem aparecer nos pés do paciente devido à dificuldade na circulação sanguínea causada pelo acúmulo de gordura.
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
- Este alimento, geralmente jogado no lixo, pode melhorar a saúde do seu coração
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
Quais são os sintomas do colesterol alto nos pés?
Existem diversos indícios de que o colesterol alto pode estar afetando os pés. Em casos de doença arterial periférica, o indivíduo pode apresentar dor, fadiga e cansaço nos pé. Dificuldades durante a caminhada, denominada de claudicação intermitente, podem ser um indicativo do problema.
Além disso, alterações na coloração da pele, unhas quebradiças, perda de pelos nos membros, e o desenvolvimento de feridas e úlceras nos pés que têm dificuldade em cicatrizar, são alguns dos sinais.
Como diagnosticar e controlar o colesterol alto?
Ao sentir sintomas persistente como dor de cabeça, fadiga, e dores nas pernas ou no peito, recomenda-se buscar ajuda médica.
O diagnóstico do quadro de colesterol alto é feito principalmente através do exame de sangue. Frente aos sinais de alerta, é imprescindível não optar pela automedicação e procurar assistência médica especializada.
O controle do colesterol alto passa por um melhoramento do fluxo sanguíneo, que pode ser obtido através de medicamentos e exercícios físicos regulares. O paciente deve evitar o tabagismo e, em muitos casos, o calor, que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos.
Quais são as recomendações para evitar o colesterol alto?
Uma das principais recomendações para evitar a alta do colesterol no sangue é a completa eliminação da gordura trans da dieta.
Essa gordura pode ser encontrada em alimentos como pipoca de micro-ondas, margarina, massas instantâneas, bolos prontos, salgadinhos de pacote, chocolates, sorvetes e biscoitos.