Colesterol alto pode ser observado pelo espelho; saiba como

Lesões são particularmente comuns nos braços, pernas, nádegas e no rosto, na região das pálpebras

Espelho, espelho meu: Lesões que indicam colesterol alto são uma resposta inflamatória do organismo – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Espelho, espelho meu: Lesões que indicam colesterol alto são uma resposta inflamatória do organismo – iStock/Getty Images

Pequenos nódulos ou placas de cor amarelada que se formam sob a pele ou em outras partes do corpo, como tendões, articulações e outros órgãos, chamados de xantomas, indicam quando há níveis elevados de colesterol LDL.Visualmente, as feridas se assemelham a espinhas e são particularmente comuns nos braços, pernas, nádegas e no rosto, na região das pálpebras.

Essas lesões, segundo os especialistas, são uma resposta inflamatória do organismo ao depósito excessivo de colesterol ou triglicerídeos nos tecidos.

Isso porque quando os níveis de colesterol estão muito elevados no sangue, o excesso de lipídios pode extravasar das artérias para os tecidos circundantes. Assim, o colesterol em excesso é processado pelos macrófagos, células do sistema imunológico, que tentam eliminar esse acúmulo anormal.

Contudo, em algumas situações, essas células não conseguem processar completamente esses lipídios e acabam formando depósitos amarelados conhecidos como xantomas.

Prevenção de níveis elevados de colesterol

Há uma série de coisas que você pode fazer para prevenir níveis elevados de colesterol. Acima de tudo, o mais importante é adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui o seguinte:

  • Controle do peso

Manter um peso saudável pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde cardiovascular. Para isso, a prática de atividade física regular é muito importante. O exercício regular, como caminhar, nadar, correr ou praticar atividades aeróbicas, pode aumentar o colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminuir o LDL.

  • Alimentação saudável

Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans, encontradas em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, alimentos processados e frituras. Opte por gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em peixes, nozes, sementes, abacate e azeite de oliva. Consuma mais fibras, presentes em frutas, legumes, grãos integrais e feijões, pois elas ajudam a reduzir o colesterol LDL (colesterol “ruim”). Evite alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo.

  • Pare de fumar

O tabagismo pode diminuir o colesterol HDL e aumentar o LDL, além de ser prejudicial à saúde geral.

  • Consumo moderado de álcool

Se você optar por beber álcool, faça-o com moderação, pois o consumo excessivo pode afetar negativamente os níveis de colesterol.

Lembrando que cada pessoa é única e que é fundamental consultar um profissional de saúde para avaliar sua situação específica, especialmente se você tiver histórico familiar de colesterol elevado ou doenças cardiovasculares. Um médico poderá fornecer orientações personalizadas e um plano de tratamento adequado para controlar os níveis de colesterol e melhorar sua saúde geral.