Colesterol ruim: três bebidas que ajudam a controlar a doença

Lista destaca bebidas que ajudam a reduzir o colesterol alto

09/10/2023 01:00

Capaz de reduzir as gorduras no sangue (lipídios) em diabéticos, a bebida é uma importante aliada para o controle da doença – iStock/Getty Images
Capaz de reduzir as gorduras no sangue (lipídios) em diabéticos, a bebida é uma importante aliada para o controle da doença – iStock/Getty Images - Getty Images/iStockphoto

Maus hábitos alimentares estão diretamente associados ao diagnóstico do colesterol alto. Embutidos, ultraprocesssados e alimentos sem valor nutricional, comuns na rotina alimentar dos dias atuais, são apontados pela medicina como os grandes vilões para o aumento de casos da doença.

Por outro lado, da mesma forma que a má alimentação representa aumento do risco para a incidência do colesterol alto, uma dieta saudável e equilibrada é a chave para a redução de gordura no sangue.

Não por acaso, a literatura médica destaca algumas bebidas que, combinadas a uma dieta saudável e estilo de vida adequado, trazem muitos benefícios.

Veja as bebidas que ajudam contra o colesterol

Chá de hibisco

Como o próprio nome sugere, o chá de hibisco é feito das flores da planta hibisco. Um artigo, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2009, descobriu que esse chá é capaz de reduzir as gorduras no sangue (lipídios) em diabéticos.

Chá verde

Cheia de propriedades para melhorar a saúde, o chá verde pode reduzir a lipoproteína de baixa densidade – conhecida como colesterol “ruim” – assim como o colesterol total.

A lipoproteína de baixa densidade, conhecida como colesterol “ruim”, pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Com o tempo, isso faz com que o interior dos vasos se estreite, levando a possíveis riscos à saúde.

Em contraste, a lipoproteína de alta densidade (colesterol “bom”) absorve o colesterol e o transporta de volta ao fígado, onde é removido do corpo.

Erva-mate

Assim como o chá verde, a erva-mate também demonstrou reduzir o colesterol ruim da lipoproteína de baixa densidade, melhorando os lipídios séricos.

Em 2019, um estudo, publicado na revista Nutricion Hospitalaria , analisou os efeitos do consumo de erva-mate na quantidade de gordura no sangue em 119 mulheres com excesso de peso.

Os melhores resultados foram entre aqueles que combinaram a bebida com uma dieta saudável, embora aqueles que mantiveram sua dieta habitual também tenham uma redução no colesterol.

Mas é preciso consumir no horário certo, especialmente pela manhã, já que tanto o chá verde quanto a erva-mate são ricos em cafeína e podem atrapalhar o sono.