Colesterol: sinal surpreendente indica anormalidade

Inúmeros sintomas podem estar associados ao colesterol alto sem você saber

Inúmeros sintomas podem estar associados ao colesterol alto sem você saber – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Inúmeros sintomas podem estar associados ao colesterol alto sem você saber – iStock/Getty Images

Condição muito comum nos dias atuais devido a uma série de maus hábitos alimentares, sedentarismo e outros cenários, o colesterol se manifesta por meio de sintomas que podem passar despercebidos. Por isso, apenas o exame de sangue indica se a sua taxa de colesterol está ou não dentro da normalidade.

Embora muitas vezes seja difícil saber se o colesterol está elevado ou não sem ter o exame, alguns sinais incomuns eventualmente indicam que algo não vai bem.

O cardiologista britânico Dr. Sami Firoozi revelou em entrevista ao Huffington Post, que esses sinais de colesterol alto podem se tornar visíveis, por exemplo, nas unhas dos pés quebradiças ou de crescimento lento. De acordo com o especialista, isso ocorre porque o acúmulo de gordura nas artérias pode causar doença arterial periférica (DAP), o que significa que o suprimento de sangue para as pernas é restrito.

Outros sinais de colesterol alto

O Serviço de Saúde do Reino Unido, o NHS, destacou outros sinais potencialmente associados à condição. Esses sintomas geralmente surgem lentamente ao longo do tempo:

  • dores dolorosas nas pernas ao caminhar, que desaparecem com o repouso
  • perda de cabelo nas pernas e pés;
  • dormência ou fraqueza nas pernas;
  • feridas abertas nos pés e pernas, que não cicatrizam;
  • a cor da pele nas pernas ficando mais pálida do que o normal ou azul – isso pode ser mais difícil de ver na pele morena e negra;
  • pele brilhante;
  • disfunção erétil nos homens.

Riscos do colesterol alto

Conhecida clinicamente como hipercolesterolemia, a condição pode levar a uma série de problemas de saúde, além da DAP.

O acúmulo de gordura nas artérias pode causar aterosclerose, ataque cardíaco, AVC e ataque isquêmico transitório (AIT) – conhecido como miniAVC.

Para manter o colesterol em níveis saudáveis, é importante realizar exames regulares e adotar hábitos de vida saudáveis, incluindo uma dieta balanceada, atividade física regular e, se necessário, medicação, para reduzir o risco de complicações relacionadas à condição.