Colírios são recolhidos após casos de morte e cegueira
As pessoas que utilizaram os produtos e apresentam sintomas de infecção ocular estão sendo orientadas a procurar atendimento médico urgente
As autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um alerta contra o uso de colírios contaminados por uma bactéria resistente a medicamentos. Há a suspeita de que o uso desses produtos possa ter sido responsável por uma morte. Além disso, oito pessoas perderam a visão e quatro precisaram ter seus olhos removidos cirurgicamente.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 68 pessoas em 16 estados, abrangendo de Nova York e Washington ao Texas e Flórida, foram identificadas com uma cepa rara de pseudomonas aeruginosa.
A maioria desses pacientes infectados relatou o uso de lágrimas artificiais.
Segundo o CDC, pelo menos dez marcas diferentes foram identificadas como possivelmente ligadas ao surto, sendo a mais comum a EzriCare Artificial Tears, que é vendida livremente, sem a necessidade de receita.
Diante dos casos, a Global Pharma, fabricante do produto, fez o recolhimento do EzriCare Artificial Tears e do Artificial Tears da Delsam Pharma. A empresa pediu que as pessoas deixem de usar o colírio até que a investigação sobre a segurança dos produtos seja concluída.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que as empresas Global Pharma Healthcare e Delsam Pharma não são detentoras do registro e nem fabricantes de colírios registrados na Anvisa. Também não houve identificação de notificações de eventos adversos ao produto em questão no Brasil.
Sintomas da infecção ocular
As pessoas que utilizaram os produtos e apresentam sintomas de infecção ocular estão sendo aconselhados a procurar atendimento médico urgente.
Os sintomas incluem visão embaçada, secreção ocular, dor ou desconforto, vermelhidão da pálpebra ou olho, sensação de que há algo no olho e aumento da sensibilidade à luz.
A bactéria pseudomonas aeruginosa identificada nos colírios é das principais causadoras de infecções hospitalares. Mas, de acordo com o CDC, esse microrganismo também é comumente encontrado no meio ambiente, como no solo e na água.
Essas bactérias estão constantemente encontrando novas maneiras de evitar os efeitos dos antibióticos usados para tratar as infecções que causam. A resistência aos antibióticos ocorre quando os germes não respondem mais aos antibióticos destinados a matá-los. Se desenvolverem resistência a vários tipos de antibióticos, esses germes podem se tornar multirresistentes.